Página inicial > Últimas Notícias > “20 anos de biologia: retrospectivas e perspectivas no nordeste paraense”

“20 anos de biologia: retrospectivas e perspectivas no nordeste paraense”

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Bragança foi implantado em 1997, através da política de interiorização da Universidade Federal do Pará, que pretendia formar professores no interior do Estado do Pará.

As primeiras turmas, Bio 97 e Bio 98, funcionavam no regime intervalar e eram coordenadas pelo Centro de Ciências Biológicas em Belém. A partir de 1999, com a criação do Polo de Estudos Costeiros o curso passou a ser ofertado pelo Campus de Bragança e isso só foi possível devido a parceria estabelecida pela UFPA com o projeto MADAM (Manejo e Dinâmicas de Manguezais) em 1995. Entre as metas dessa parceria estava o aumento da capacidade científica na Região Norte do Brasil.

Esse movimento provocou a necessidade de criação de um corpo docente próprio para continuação e fortalecimento das pesquisas iniciadas com o MADAM e consequente fortalecimento do Curso de Biologia.

A partir de 1999 o curso passa a contar com dez professores (Horácio Schneider, Iracilda Sampaio, Claudia Tagliaro, Colin Beasley, Nelane Marques, Sandra Bastos, Moirah Menezes, Claudia Nunes, Leônidas Olegário e Cristiana Maciel) que em diferentes áreas da biologia foram nomeados para atuação no campus de Bragança.

Este grupo de professores tinha a responsabilidade de mostrar que (segundo palavras do professor Cristovam Diniz – reitor da UFPA nessa época e um dos idealizadores dessa ideia) “era possível fazer pesquisa (e pesquisa de qualidade!) no interior do estado.” E foi assim que de um “matadouro em ruínas surgiu um laboratório de Genética!”.Em 2007, através da resolução 632/2007, foi criado o Instituto de Estudos Costeiros, que hoje integra além do curso de Licenciatura em Biologia, os Cursos de Graduação em Ciências Naturais e Engenharia de Pesca e o Programa de Pós Graduação em Biologia Ambiental.

Assim, em 2017 o curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas em Bragança completa 20 anos de sua implantação. Por este motivo, o Centro Acadêmico de Biologia em parceria com a Faculdade de Ciências Biológicas, comemoram essa data através da realização desse evento que se intitula “20 anos de biologia: retrospectivas e perspectivas no nordeste paraense”. O evento contará com mesas redondas, palestras, oficinas e mostra de talentos.

Nosso objetivo, em primeiro lugar, é proporcionar um espaço de integração entre as turmas do Curso de Ciências Biológicas e com isso motivar reflexões e debates acerca do perfil profissional que estamos formando. Esse também é um momento oportuno para pensarmos e discutirmos os desafios implicados em nossa formação dentro do cenário político e social da atualidade.

Dessa forma, gostaríamos de convidar convidamos toda a comunidade acadêmica para participar conosco desse momento. Nosso evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na sala de videoconferência. Para encerrar o evento, com apoio da Diretoria de Extensão do Campus de Bragança, realizara-se uma & quot;Mostra de Talentos" cujas inscrições estão abertas a toda a comunidade acadêmica do campus até o dia 21.

Inscrição no evento: https://goo.gl/forms/YCiglcB3ptjuU0s93

Inscrição e detalhes sobre a mostra de talentos: https://goo.gl/forms/D1kjRQPQhR4C8fCr1