Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento da Coleção de Cartilhas da Pesca à Escola.
Início do conteúdo da página

Lançamento da Coleção de Cartilhas da Pesca à Escola.

Acessos: 1331

              A proposta de construção deste material didático-pedagógico voltado para pessoas de diferentes idades, sobretudo para crianças e jovens, surgiu a partir de um conjunto de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo grupo de pesquisa ESAC – Estudos Socioambientais Costeiros da Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança, na Amazônia Oriental.
De modo geral o material didático-pedagógico, organizado em um formato de cartilha, culminou em três volumes distintos (Volume 1: Ecologia Costeiro-Estuarina e os Saberes Pesqueiros Locais; Volume 2: Saberes Locais de A a Z: Rimas e Poesias; Volume 3: Narrativas locais de manejo e conservação ambiental) cujos temas estão calcados, em boa medida, nos Conhecimentos Ecológicos Locais Pesqueiros.
A construção do conjunto das cartilhas (vols. 1, 2 e 3) ocorreu de maneira coletiva envolvendo alunos e alunas da Educação básica e superior, profissionais da educação, pescadores e pescadoras que juntos compartilham da angústia de não haver registros escritos adequados desses saberes locais para serem utilizados na formação escolar. No volume 1, por exemplo, os desenhos/figuras foram construídos pelos alunos e pelas alunas do Ensino Fundamental da Escola Municipal Domingos de Sousa Melo, comunidade de Bonifácio, município de Bragança, Pará.
A preocupação de todos os envolvidos nessas cartilhas é a produção local de material didático-pedagógico que dialogue com o currículo escolar a partir da cultura e dos conhecimentos dos alunos e das alunas de comunidades tradicionais, bem como do respectivo grupo social na qual fazem parte, visando um ensino-aprendizagem contextualizado e significativo. 
Cada volume integra questões socioambientais vivenciadas especialmente por populações estuarino-costeiras. Ambos os volumes se complementam. A intenção primordial da construção das cartilhas é a socialização dos Saberes Ecológicos locais em espaços dentro e fora da escola, especialmente dentro, através da inserção destes no currículo escolar, cabendo transversalizar as diferentes áreas do conhecimento.
O volume 1 discute temas sobre Ecologia. Trata-se de um material de apoio, complementar ao livro didático. Nele, o leitor terá acesso a vários temas, como cadeia alimentar, invertebrados, relações ecológicas e fenômeno da maré. Nesse volume, em especial, há várias citações dos pescadores e das pescadoras, o que registra o valor e o conhecimento dessas pessoas na área de Ecologia.
O volume 2 propõe-se a resgatar valores culturais relacionados a temática socioambiental sob a forma poética das rimas apresentando nosso alfabeto em forma de literatura de cordel. 
No volume 3, as narrativas socioambientais discutem temas sobre Reserva Extrativista – RESEX; A mítica do ATAIDE, lenda conservacionista conhecida e contada na Região Bragantina - nordeste paraense; O manguezal, ecossistema fundamental para a sobrevivência de muitas espécies de animais e vegetais; O defeso do caranguejo, período de grande importância para a reprodução e sobrevivência do caranguejo (Ucides cordatus); A pesca predatória e suas consequências desastrosas.
A construção desse material contou com apoio financeiro da UFPA/PROEX (edital nº 018/2015 - Apoio a publicações extensionistas de pequeno formato, edital n° 20/2014, IV Prêmio PROEXde Arte e Cultura 2014).

registrado em: ,
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página