Página inicial > Últimas Notícias > III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

Desde 2006 o Campus de Bragança e o Instituto de Estudos Costeiros reúnem em evento integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão os trabalhos desenvolvidos por seus professores, alunos e técnicos. Dentre os objetivos principais desse evento podemos destacar o fortalecimento dos grupos de pesquisa e o estabelecimento de parcerias para realização de trabalhos conjuntos que possam congregar diferentes áreas do conhecimento.

Esse ano o evento ocorrerá no período de 02 a 04 de outubro de 2018 e trazemos como novidade a mudança do nome, antes FIEPEX, para Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Essa modificação decorre das recomendações sugeridas pelas Pró Reitorias de Ensino (PROEG), Pesquisa (PROPESP) e Extensão (PROEX) que pela primeira vez farão apenas um evento para congregar as três áreas que constituem os pilares de nossa universidade.

O tema central de nosso evento é: “O cenário político atual e as possibilidades de produção do conhecimento no Nordeste do Estado do Pará”. Buscamos com esse tema discutir o lugar da Universidade na atual conjuntura, que ameaça com cortes de verbas e desqualifica o papel formador e gerador de conhecimento da universidade pública. Nossos desafios são muitos, entre eles, citamos: 1) enfrentar com resistência e ousadia o capital, que ameaça os direitos dos povos tradicionais e nações indígenas, que vê a Amazônia e sua biodiversidade como mercadoria, desconsiderando seu patrimônio cultural e banco genético como importante recurso para a qualidade de vida da humanidade e das futuras gerações; 2) combater políticas que retrocedem na garantiam dos direitos à terra, à soberania dos povos, aos conhecimentos tradicionais e à salvaguarda da biodiversidade amazônica; 3) garantir uma educação pública de qualidade com ciência e tecnologia voltada para atender às necessidades locais.

Entendemos que a conjuntura atual nos obrigada ao diálogo, ao estabelecimento de parcerias e alianças e nos fortalece para o enfrentamento e resistência às ameaças que o cenário político nos apresenta.

O SIEPE contará com conferências, mesas redondas, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos nas modalidades: comunicação oral e pôster. Os professores e técnicos serão reunidos em mesas redondas de acordo com as áreas em que atuam. Também podem inscrever minicursos, oficinas ou conferências. Todos os trabalhos de alunos bolsistas e voluntários serão
apresentados na forma de comunicação oral ou pôster. A seguir organizamos as normas para formatação dos trabalhos a serem apresentados no evento.

Orientações para submissão de trabalho

Programação das Apresentações  dos Trabalhos