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Notícias

  • Nota de Agradecimento

    Eleições no Campus de Bragança, 2017.

    No processo eleitoral de 2017 tivemos um aumento no número de eleitores, o que pode ser creditado ao uso do sistema de votação on-line, o SIG-ELEIÇÃO. Em 2013, quando o pleito foi feito da forma tradicional, com o uso da urna física os números foram os seguintes: 363 votantes de um universo de 2.554 eleitores, sendo 66 docentes (64%); 26 técnicos (96%) e 266 discentes (11%) do total de aptos a votar em cada categoria. Em 2017 o universo de eleitores foi 3.030. O número de votantes foi de 1.324, sendo assim distribuídos: 105 docentes (93%); 30 técnicos (100%); e 1.180 discentes (41%), do total de aptos a votar em cada categoria.

    Os números mostram um aumento no número de votantes tanto na categoria docente como na categoria discente, respectivamente de 59% e 343%. Este último número mais surpreendente ainda. Estudantes de todas as áreas de abrangência do Campus de Bragança (cerca de 18 municípios da Região dos Caetés) puderam votar. O que é significativo, pois, o acesso a muitos desses lugares, dificulta a logística para montar sessões eleitorais, mobilizar equipes, onerando os custos do processo.

    Tais dados demonstram o sucesso e principalmente o aspecto democrático do sistema on-line, visto que possibilita que um grande número de pessoas possa votar, mesmo estando distante de seu local de trabalho ou estudo.

    Neste aspecto, cabem nossos agradecimentos ao CTIC pela lisura, segurança e apoio logístico, antes, durante e depois do pleito.

    Nossos agradecimentos à comunidade acadêmica do Campus de Bragança, que atendeu ao chamado dos candidatos e participou deste processo.

    Coordenação do Campus de Bragança

  • "Dançar é Vida e Saúde" é estendida ao Campus Bragança

        

       Estão abertas as inscrições para a ação "Dançar é Vida e Saúde", no Campus Bragança. As vagas são destinadas aos servidores da UFPA e seus familiares que tenham interesse em desenvolver habilidades de dança e expressão corporal. As aulas serão realizadas no Campus Bragança, no período de 15/09/17 á 18/12/2017, todas as sextas-feiras, no horário de 17h às 19h.

          Esta é uma ação promovida pela a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), em parceria com o Campus Bragança, que possui a finalidade de promover bem-estar físico e mental aos servidores e seus familiares a partir da prática de atividades físicas, rítmicas e expressivas.

          A ação é vinculada ao Projeto de Bem Com a Vida e têm o intuito de promover a qualidade de vida, por meio de ações de integração social fundamentadas nas políticas de promoção à saúde e segurança dos servidores públicos PASS/SIASS. Essas ações devem contemplar abordagens coletivas que possam influenciar ou modificar hábitos individuais e culturas organizacionais, de maneira que favoreçam espaços de convivência, integração social e de produção de saúde.

         Benefícios: A dança é uma atividade física que traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, possibilitando o aumenta da frequência cardíaca, estimulo a circulação do sangue, melhora da capacidade respiratória e da elasticidade corporal, bem como complementando para o alcance do equilíbrio corporal ao caminhar, e para o controle da ansiedade e do estresse decorrentes das relações de trabalho e ainda desenvolve a coordenação motora dos membros inferiores e superiores e a capacidade de autonomia, empatia e auto-expressão, dentre outros benefícios.

         Inscrições - As inscrições estão abertas de 04 a 15 de setembro. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição e enviá-lo, juntamente com um comprovante de vínculo do servidor, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,  ou entregá-lo na sala da Diretoria de Extensão (DIEX), localizada no terceiro piso do prédio administrativo do Campus Bragança. Em caso de inscrição concomitante com familiar, o servidor titular deve informar os dados do familiar na mesma ficha de inscrição.

           A Diretora de Qualidade de Vida e Responsabilidade, Bárbara Troeira, explica que esta já é uma ação implementada no Campus Belém. “A ação Dançar é Vida e Saúde já vem sendo realizada há algum tempo no Campus Belém e Ananindeua, e em virtude do seu bom êxito agora está sendo estendida ao terceiro Campus - Bragança. Promover momentos de interação e bem-estar, que ultrapassem os momentos de trabalho, é algo que repercute positivamente na melhoria do rendimento dos servidores, daí a importância de que sejam disseminadas na Universidade.”

    Inscrições e informações:
    04/09 à 15/09, na DIEX, das 8h às 12h.
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    (91)3201-7846 / 98041-9997

  • 14 de dezembro - Dia do Engenheiro de Pesca

    Acesse o link aqui.

  • A Câmara Municipal de Bragança entregou ao Campus de Bragança um Diploma de Honra ao Mérito

     

    Em sessão solene especial, realizada no dia 15 de dezembro de 2017, a Câmara Municipal de Bragança entregou ao Campus de Bragança um Diploma de Honra ao Mérito, pelos serviços prestados ao município de Bragança.

    O titulo foi recebido pelo  Prof. Sebastião Rodrigues, coordenador do Campus e  entregue pelo Vereador Elder Santos, também autor do do decreto legislativo 415/2017.

    Na mesma sessão, também foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito a UFPA, pelos seus 60 anos.

  • Abertas as inscrições para o Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF)

    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Projeto Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF), o cursinho pré-vestibular gratuito do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão selecionados 70 alunos com base no perfil socioeconômico. As inscrições ocorrerão nos dias de 05 a 10 de fevereiro, das 8:00 às 11:00 h e das 14:00 ás 17:00 h.

    O cursinho é voltado para alunos da rede pública de ensino ou que possuam uma bolsa integral em escolas particulares. Para se inscrever, os estudantes devem se dirigir ao térreo do prédio administrativo do campus, nos horários já estabelecidos.

    Para realizar a inscrição, é necessário levar a cópia do documento de identidade, comprovante de residência e preencher um questionário disponibilizado pela comissão de inscrição. Os alunos que já concluíram o ensino médio devem levar o certificado de conclusão, e aqueles que ainda não terminaram devem levar atestado ou declaração de matrícula. Os alunos atendidos por programas sociais de distribuição de renda devem levar uma cópia do cartão. Além dos documentos, os alunos também devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será recolhido e doado para instituições de caridade.

    Projeto - O CPPF funciona desde 2007 e atualmente é vinculado á administração do Campus Universitário de Bragança. Algumas das peculiaridades do projeto são oportunizar vivência no ambiente universitário e prática formativa para alunos das licenciaturas. O campus dispõe de recursos humanos e materiais que pode ser consultados pelos alunos do projeto, sendo incentivados á utilização do laboratório de aulas práticas, laboratório de informática e a biblioteca. Além disso, os alunos ainda contarão ao longo do ano com aulões, mesas redondas, cine debates e outros espaços que estimule a capacidade discursiva.

    As aulas funcionarão no bloco II, sala 10, climatizada e com capacidade para 70 alunos.

    Segundo a coordenação, o projeto é de grande importância para a comunidade local, pois a atende com um cursinho gratuito e de qualidade. Acredita que dessa forma a Universidade também presta o retorno social de sua produção acadêmica, uma vez que humaniza e objetiva o acesso ao ensino superior. Outrossim, o projeto funciona como um laboratório para a prática docente de licenciandos/as, potencializando a formação profissional.

     

    Acesso ao edital

     

     

  • Abertas inscrições para 50 Bolsas do Projeto Aprender Mais da SEDUC

    Estão abertas as inscrições para 50 bolsas para alunos do curso de Letras-Língua Portuguesa (25 vagas) e Matemática (25 vagas) que estejam cursando a partir do 3º semestre para atuar no PROJETO APRENDER MAIS - ENSINO MÉDIOda SEDUC-PA. Ambos atuarão em sala de aula desenvolvendo as seguintes atividades:

    1. Implementar, sob a supervisão do docente respectivo, as oficinas de aprendizagem voltadas a um grupo de alunos das escolas selecionada;

    2. Acessar regularmente o Sistema de Gestão de Projetos da SEDUC para inserir a frequência dos alunos do projeto Aprender Mais - Ensino Médio de acordo com a sua disciplina;

    3. Participar de reuniões do Projeto;

    4. Sob a orientação do supervisor de estágio, monitorar a frequência e o aprendizado;

    5. Despertar e incentivar o interesse dos alunos para as oficinas de aprendizagem;

    6. Cumprir todas as tarefas previstas em seu Termo de Compromisso de estágio até o seu encerramento.

    Para poder concorrer à bolsa é necessário que o aluno atenda aos seguintes critérios:

    Estar regularmente matriculado no curso de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Matemática da UFPA;

    Não estar cursando os dois últimos semestres do curso;

    Ter Coeficiente de Rendimento de no mínimo 7.0;

    Não estar vinculado em outros auxílios, bolsas e/ou estágios.

    DAS INSCRIÇÕES:

    As inscrições serão realizadas na Sala dos Técnicos em Assuntos Educacionais (Sala 24 - 3º andar, Prédio Administrativo) no horário de 8hr as 12hr e das 14hr as 18hr no período de 23 a 24 de Março de 2017. Os candidatos deverão no ato da inscrição, entregar: Histórico acadêmico, telefone e e-mail.

  • Aplicativo para smartphone vai auxiliar o monitoramento das andadas de caranguejos

    Aplicativo para smartphone vai auxiliar o monitoramento das andadas de caranguejos 

    Ucides cordatus (Foto: Karen Diele)

    O novo aplicativo REMAR Cidadão, recentemente lançado nos estados da Bahia e Paraíba, permite que qualquer pessoa registre facilmente as ocorrências das andadas reprodutivas do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e do caranguejo guaiamum (Cardisoma guanhumi), em qualquer ponto do litoral brasileiro. Este aplicativo de “Ciência-Cidadã” foi desenvolvido por pesquisadores da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR.

    A REMAR, coordenada pela Dra. Karen Diele, da Edinburgh Napier University/ St Abbs Marine Station, Grã Bretanha, e pelo Dr. Anders Schmidt, da Universidade Federal do Sul da Bahia, com a colaboração de pesquisadores de outras universidades (UEAP, UFPA, UEPB, UFS, UFSB, UFES, UFPR e UFSC) e do próprio ICMBio (RESEXMAR Soure), já vem atuando em nove locais, principalmente nas Unidades de Conservação, em vários estados brasileiros. Agora, com o auxílio do aplicativo Remar Cidadão, a REMAR poderá contar com a colaboração de “catadores” (“tiradores”) de caranguejos (e seus filhos), comerciantes, gestores de unidades de conservação, líderes comunitários, fiscais e cidadãos em geral. Assim, qualquer pessoa pode atuar de maneira realmente fácil e rápida informando a REMAR quando observaram as andadas dos caranguejos em todo o Brasil. O sr. José Bernardo Gomes de Jesus, morador local e colaborador da RESEX do Cassurubá (BA), afirmou: “O aplicativo é de fácil utilização e se cada extrativista com celular avisar os outros e passar as informações daqueles que não têm celular, em breve todos estarão envolvidos nesta pesquisa muito importante para nós mesmos”.

    Esta “força-tarefa” para compreender completamente as andadas de caranguejos tem uma motivação especial.  Durante as andadas, milhares de caranguejos do manguezal saem em massa de suas tocas para procurarem companheiros para o acasalamento. Justamente neste período reprodutivo, essencial para a perpetuação das espécies, os caranguejos ficam mais vulneráveis e podem ser facilmente capturados por qualquer pessoa, mesmo não sendo um catador profissional. As andadas parecem ser controladas pela lua, porém a influência das fases lunares sobre o comportamento reprodutivo dos caranguejos ainda não está completamente compreendida. Tipicamente, os caranguejos procuram os companheiros em torno da lua nova e da lua cheia, porém, em certos anos as andadas ocorrem somente em torno da lua cheia, em outros ocorrem apenas em torno da lua nova e, mais raramente, existem anos em que as andadas ocorrem em torno destas duas fases lunares. Por precaução, a captura de caranguejos é proibida em períodos de lua cheia e lua nova. No entanto, quando os defesos ocorrem em períodos em que não há caranguejos andando, os coletores são injustamente impedidos de trabalhar e entram em conflito com os gestores que, por sua vez, também acabam desperdiçando recursos públicos com fiscalizações desnecessárias.

    Para solucionar este problema, é preciso então entender as ligações entre o comportamento reprodutivo dos caranguejos e os diferentes ciclos geofísicos para poder prever exatamente quando as andadas ocorrerão ao longo dos 7.500 km de litoral brasileiro. Os pesquisadores da REMAR estão conseguindo grandes avanços valendo-se do até então pouco estudado “Ciclo de Desigualdade de Marés de Sizíga”. O Dr. Darlan JB Simith, pesquisador do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA) e do Laboratório de Carcinologia da UFPA/Campus de Bragança, um dos nove colaboradores principais da REMAR, vem atuando no monitoramento das andadas reprodutivas do caranguejo-uçá, desde 2013, na RESEX Caeté-Taperaçu, localizada no município de Bragança (PA). O Dr. Darlan Simith afirmou: “Aqui na região norte, esperamos que a andada reprodutiva do caranguejo-uçá tenha início agora no mês de janeiro/2018 e com o auxílio do aplicativo poderemos então obter ótimos resultados provenientes das observações realizadas em diferentes municípios”.

    A REMAR vem experimentando com sucesso o fornecimento de previsões de andadas de caranguejo-uçá para os gestores da RESEX do Cassurubá, município de Caravelas (BA), onde as pesquisas com andadas começaram em 2006 com apoio do CEPENE/ICMBio. Espera-se em breve fornecer para o ICMBio e IBAMA previsões confiáveis para todo o Brasil para orientar os períodos de suspensão de captura de caranguejo-uçá. Quanto ao guaiamum, a REMAR ainda precisa avançar ainda mais nos estudos das andadas e, para isso, o aplicativo REMAR Cidadão será uma ferramenta fundamental.

    O REMAR Cidadão é um aplicativo Android, com interface amigável e de fácil utilização, desenvolvido em colaboração com pesquisadores e estudantes do Departamento da Computação do Edinburgh Napier University, e pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store (“REMAR Cidadão” ou “REMAR”). Dentro do aplicativo o usuário poderá optar pelo REMAR Básico, o mais simples de usar, e o REMAR Avançado, que permite fornecer informações mais detalhadas. As informações são enviadas diretamente para um banco de dados da REMAR para serem analisadas e serão disponibilizadas para os participantes através de um website ainda em construção.

    Esta união de esforços mediada pelo avanço tecnológico de um aplicativo inovador para smartphone estará, em última análise, contribuindo para a perpetuação da cultura milenar da coleta de caranguejos e para a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais envolvidas.

    Captura de tela do Playstore e do aplicativo (Foto: Karen Diele)

    Filhos de coletores de caranguejos usando o aplicativo (Foto: Karen Diele)

    Aplicativo para smartphone vai auxiliar o monitoramento das andadas de caranguejos

    Cardisoma guanhumi(Foto: Karen Diele)

    Contato Coordenação REMAR: Karen Diele (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Anders Schmidt (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

  • Aprovado o Calendário Acadêmico 2018 da UFPA

    Até a próxima semana estará disponível no Portal da Universidade Federal do Pará (UFPA), o  Calendário Acadêmico 2018. O documento é parte integrante da Resolução Nº 4.966, aprovada no último dia 20 de outubro de 2017 pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). As atividades curriculares dos cursos de graduação em regime extensivo totalizam duzentos dias letivos, distribuídos em cem dias para o 2º período letivo e cem dias para o 4º período letivo.

    De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Edmar Costa, após mais de um ano com ajustes no calendário, por conta da última paralisação de docentes, técnicos e discentes, realizada em 2016, a expectativa é de que haja menor sobreposição entre períodos letivos, garantindo, inclusive, um período maior de recesso aos estudantes. “Cumprindo o calendário 2018, sem novas paralisações, os discentes terão 79 dias de férias”, disse.

    As atividades acadêmicas dos cursos em regime extensivo, correspondentes ao 2º período letivo, estão programadas de 19 de março a 17 de julho de 2018. Já no 4º período letivo, as aulas iniciam-se no dia 23 de agosto e terminam no dia 21 de dezembro de 2018.

    Além dos feriados nacionais e estaduais, que interrompem o calendário acadêmico, constam os feriados específicos de cada localidade, indicados pelos campi. Também foi incluído como feriado no Calendário Acadêmico 2018 da UFPA, o aniversário da cidade de Ananindeua, a ocorrer no dia 03 de janeiro.

    Regime intensivo de aulas (período intervalar) – Para os cursos de graduação intervalares, que ocorrem em regime intensivo, nos 1º e 3º períodos letivos, estão programados cem dias de aulas. As atividades do 1º período letivo começam no dia 2 de janeiro e encerram-se no dia 28 de fevereiro, e as do 3º período letivo irão ocorrer do dia 2 de julho ao dia 31 de agosto.

    Outras atividades - O Calendário Acadêmico de 2018 indica, ainda, as fases de Planejamento Pedagógico, registro de atividades no Sistema de controle acadêmico - como a oferta de atividades curriculares e a avaliação dos períodos letivos, tempo de matrícula dos discentes nas atividades acadêmicas, tempo de trancamento, de lançamento de conceitos, de integralização e de colação de grau para os períodos letivos. Consta, ainda, uma única data de publicação de abertura de Processo de Prescrição de Vaga de alunos que ultrapassaram o tempo máximo estabelecido nos respectivos Projetos Pedagógicos dos Cursos, marcada para o dia 27 de maio de 2018.

    A programação da Semana do Calouro ocorrerá de 12 a 17 de março de 2018. Também está incluído no Calendário Acadêmico o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que será promovido em conjunto pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Extensão (Proex).

    Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
    Foto: Alexandre de Moraes

  • As universidades federais são mais eficientes que o Banco Mundial

    Fotos aéreas da UFPA editadas Foto Alexandre Moraes 85

    Uma instituição financeira internacional, o Banco Mundial, publicou um relatório criticando, entre outras políticas públicas no Brasil, o Ensino Superior público e gratuito. O documento contém inúmeros erros na apresentação do Sistema de Universidades Públicas Federais, que merecem reparo. Além disso, parte da justificativa afirma que as políticas públicas têm favorecido os mais ricos, mas não refere a acentuada injustiça tributária no País, muito menos recomenda a tributação de grandes fortunas ou a revogação de desonerações fiscais que favorecem grandes grupos econômicos, medidas que poderiam financiar iniciativas de combate à desigualdade, problema maior da nação. Limitado a indicadores financeiros, o documento ignora dados da realidade social brasileira e o papel das universidades públicas no desenvolvimento econômico e social do País.

    A Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Andifes, informa que estão incorretos, naquele relatório, entre outros, os dados sobre o perfil dos discentes das universidades federais e sobre os investimentos públicos realizados nas instituições.

    Entre outros fatos que o Banco ignora, estão os processos seletivos massivos, como o ENEM, a criação de mais de 300 campi no vasto interior do País e a própria Lei de Cotas, que contribuem para que apenas 10% dos alunos matriculados nas universidades federais venham de famílias com renda bruta familiar de dez ou mais salários mínimos. Na outra ponta, 51% dos alunos das universidades federais pertencem a famílias com renda bruta abaixo de três salários mínimos. Se considerada a renda média per capita, 78% dos alunos são de famílias com renda per capita de até dois salários mínimos. Não há, portanto, fundamento para a afirmação de que os alunos das universidades federais pertencem aos estratos de renda mais altos da sociedade, muito menos que possuem capacidade financeira para pagar mensalidades.

    Por outro lado, é verdade que os mais ricos deveriam pagar pela educação pública, mas não apenas os mais ricos que têm filhos nas universidades públicas. Uma política distributiva séria tributaria todos os ricos (com ou sem filhos nas universidades públicas) taxando fortunas, heranças e propriedades, a fim de possibilitar a parcelas maiores da população o acesso à educação pública de qualidade. Acrescente-se a isso o olhar simplista daqueles que reduzem a formação e a atuação dos egressos das universidades públicas a uma apropriação exclusivamente pessoal, sem considerar a contribuição estrutural às demandas de uma sociedade complexa por parte desses profissionais altamente qualificados.

    O investimento em educação no Brasil é dos mais baixos entre todos os países da OCDE. Considerados todos os níveis educacionais, o Brasil só investe mais que o México. Fica atrás de todas as outras nações, inclusive do Chile, da Coreia do Sul, da Estônia, da Hungria e da Polônia. Considerada apenas a Educação Superior, o investimento do Brasil por aluno (US$/PPP 13.540,00) está abaixo da média da OCDE (US$/PPP 15.772,00), isso em um cálculo que inclui, para o Brasil, os gastos com os aposentados das universidades (gasto previdenciário), o que corresponde a cerca de 25% de todo o valor contabilizado.

    Por fim, a afirmação de que o investimento por aluno em universidades públicas é maior do que o financiamento por aluno em instituições privadas é uma obviedade. As primeiras são responsáveis por quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no País, gerando resultados econômicos extraordinários, como na produção de alimentos, na exploração de petróleo e no desenvolvimento de novas fontes de energia. São as universidades federais, também, as responsáveis por mais da metade do Sistema Nacional de Pós-Graduação, que forma mestres e doutores em todas as áreas de conhecimento, base da inclusão do Brasil na sociedade do conhecimento, inclusive com a elevação do País à condição de 13ª nação com maior participação em toda a produção científica mundial.

    Além das inúmeras incorreções, o documento do Banco Mundial ignora aspectos fundamentais da atuação das universidades federais no Brasil. Inseridas em um ambiente social marcado pela desigualdade e pela exclusão, as universidades federais, públicas e gratuitas, acolhem alunos de todas as origens sociais, raças e etnias, oferecem-lhes oportunidades e incluem em suas agendas de pesquisa e extensão questões que dizem respeito à promoção da cidadania. Mantêm uma rede de hospitais públicos de alta complexidade, além de clínicas, laboratórios e serviços diversos de atendimento gratuito à comunidade, sendo, muitas vezes, as únicas opções de acesso ao atendimento de saúde. Atuam em todas as mesorregiões do País, inclusive nas mais distantes e inacessíveis, e desenvolvem projetos inovadores para a geração de riqueza e renda, para o desenvolvimento sustentável e para a formação cultural.

    A rigor, o que surpreende é que as universidades federais consigam resultados acadêmicos, científicos e sociais tão expressivos, apesar de se desenvolverem em um ambiente de políticas de financiamento instáveis e de ataques recorrentes dos grandes grupos econômicos, interessados em transformar a educação do País em fonte cada vez mais atrativa de ganhos financeiros. A questão que se coloca é: em qual país as recomendações do Banco Mundial, repetidas há décadas, levaram ao desenvolvimento e à soberania?

    Texto:  Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
    Foto: Alexandre de Moraes

  • Atenção, calouros!

    A divisão de Tecnologia da Informação ( DITEC) estará priorizando, durante uma semana, a criação do e-mail e acesso à rede wi-fi 2.0 Institucional para os calouros do campus de Bragança. A atividade acontecerá na sala da Ditec (térreo do prédio administrativo), no período de 21.08 a 25.08.2023, manhã e tarde. Venha e traga seus equipamentos eletrônicos.

  • Atendimento ao Público Durante a Pandemia

    Acesse as informações Aqui.

  • Calendário Acadêmico

  • Câmara Municipal de Bragança realiza sessão especial em comemoração aos 60 anos da UFPA e 30 anos do Campus de Bragança.

    camara bragança1

    A Câmara Municipal de Bragança reuniu-se no último dia 7 de dezembro de 2017, em sessão especial, para homenagear o 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e os 30 anos do Campus de Bragança. A cerimônica comemorativa foi proposta pelo vereador Elder Silva, que também é servidor da UFPA. A sessão contou com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, além de diversos docentes, discentes, técnicos e convidados. 

    Ao abrir a sessão, o vereador Elder Silva destacou o importante papel institucional da UFPA e do Campus de Bragança. Em seguida, o Prof. Dário Benedito Rodrigues, da Faculdade de História, fez uma apresentação contando parte da memória da instituição, da interiorização da universidade e da constituição do Campus de Bragança, destacando os agentes responsáveis por essa iniciativa e homenageando diversas personalidades que fizeram parte da UFPA Bragança em seus 30 anos.

    Já o Prof. Horacio Schneider, Pró-Reitor de Relações Internacionais (Prointer) e docente do Campus de Bragança, citou a importância da trajetória da unidade no desenvolvimento de tantas ações importantes que fizeram a diferença na região, em pesquisa e na formação de professores, destacando a memória do Campus desde 1987 quando foi instalado na gestão do reitor Seixas Lourenço. Também estavam presentes a Prof.ª Rosa Helena Oliveira, ex-Coordenadora do Campus de Bragança; Prof.ª Iracilda Sampaio, Diretora de Pós-Graduação da UFPA; e dirigentes de diversas faculdades.

    Reconhecimento - Para o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, é importante falar sobre a valorização do conhecimento nos tempos atuais, o papel transformador do ensino superior na sociedade e a perspectiva promissora da Educação, olhando para o conhecimento como fator de mudança social. O Reitor entregou uma placa de honra ao mérito aos filhos do ex-prefeito João Mota, João Nazareno e Paulo Jorge da Mota, devido o trabalho de incentivo para a interiorização que levou à instalação do Campus na cidade.

    Interiorização - Coordenador do Campus de Bragança, o Prof. Sebastião Rodrigues  fez um discurso emocionado, abordando a sua trajetória e a de tantos estudantes do interior em busca de qualidade de vida a partir da educação. Ele aproveitou, ainda, para falar sobre momentos históricos do Campus em 30 anos de atividades na região.

    Na mesma direção, representando os alunos da UFPA, a discente do curso de História, Luana Caroline Gomes, destacou a responsabilidade dos alunos no zelo pelo ensino superior e pela qualidade das ações acadêmicas na UFPA em Bragança. Para completar, os discentes Paulo Nilber Ribeiro, Julianna Vieira e Árila Costa apresentaram aos presentes uma maquete réplica do Campus de Bragança demonstrando o crescimento da unidade nessas três décadas e fruto de um trabalho acadêmico de extensão.

    Exposição – Durante o dia, ficou disponível no hall do prédio da Câmara a exposição “UFPA em Bragança 30 anos: Histórias e Memórias, com fotos, notícias e fontes da história institucional”. O trabalho foi uma apresentação dos discentes formandos do Curso de História.

    Texto e Fotos: Campus Bragança

  • Campus Bragança implanta Sistema de Atendimento - SAGITTA

    O Campus Universitário de Bragança, através da Divisão de Tecnologia da Informação - DITEC está implantando o Sistema de Atendimento ao Usuário - SAGITTA.

    O Sagitta apresenta os serviços institucionais através de um catálogo de serviços. Ao selecionar um serviço você obtém maiores informações do que se trata, quem é o responsável, qual o escopo e o horário de suporte.

    Para auxiliá-lo nos problemas e dúvidas mais comuns, mantenha-se atualizado nasPerguntas Frequentes disponíveis no catálogo de serviços.

    Para cada serviço o Sagitta oferece uma lista de assuntos para os quais você pode abrir uma chamada. Leia com atenção o significado de cada assunto, pois uma escolha incorreta pode atrasar o atendimento. O prazo de atendimento para cada assunto é especificado, assim como o perfil que pode solicitá-lo.

    O Acesso as sistema é feito com usuário e senha do SIGAA para discentes e do SIGRH para docentes e técnicos, basta acessar o endereço www.sagitta.ufpa.br.

    Vale destacar que o sistema está em fase final de implantação, com serviços ainda sendo adicionados e outros já em funcionamento. À princípio, estarão disponíveis serviços da DITEC, porém, os setores que tiverem interesse em disponibilizar seus serviços no SAGITTA deverão contactar a DITEC para obter informações.

  • Campus Universitário de Bragança Celebra seus 33 Anos de Atividades na Região Bragantina

    A UFPA\Campus Universitário de Bragança celebra seus 33 anos de atividade, em Agosto, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão,  ao ofertar cursos de ensino superior na região bragantina e formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e igualitária por meio da educação. A coordenação de campus universitário de Bragança registra a importância deste momento e parabeniza docentes, técnicos, servidores terceirizados e discentes que fazem parte desse campus e agradece a região à região dos Caetés pelo acolhimento e carinho durante esses 33 anos. Para um breve histórico clique Aqui.

  • Campus Universitário de Bragança e Instituto de Estudos Costeiros dão início a novos períodos de gestão

    A Universidade Federal do Pará realizou a sessão de posse conjunta da coordenação e vice-coordenação do Campus Universitário de Bragança e da direção-geral e direção-adjunta do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). A solenidade ocorreu no Auditório Maria Lúcia Medeiros, no Campus Universitário de Bragança, na última quinta-feira, 13 de janeiro. No mesmo dia, também foi inaugurado o Laboratório de História (LabHist) do Campus.

    Leia a notícia completa aqui.

  • Campus Universitário de Bragança e Instituto de Estudos Costeiros terão sessão de posse conjunta

    A Universidade Federal do Pará vai realizar a sessão de posse conjunta da coordenação e vice-coordenação do Campus Universitário de Bragança e da direção geral e direção adjunta do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) no dia 13 de janeiro de 2022. A solenidade será presencial, às 10h, no Auditório Maria Lúcia Medeiros, no Campus Universitário de Bragança.

    Para a coordenação do Campus serão reconduzidos o professor Francisco Pereira de Oliveira, como coordenador, e a professora Maria Roseane Corrêa Pinto Lima, que será a vice-coordenadora.

    A professora Moirah Paula Machado de Menezes será reconduzida como diretora geral do Instituto de Estudos Costeiros, sendo também empossada a professora Nelane do Socorro Marques da Silva, como diretora adjunta.

    O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva estarão presentes na cerimônia.

    Serviço:

    Sessão de posse da coordenação Campus Universitário de Bragança e da direção do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS)
    Data:13 de janeiro de 2022
    Horário: 10h
    Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros
    Endereço: Campus Universitário de Bragança - Alameda Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia, Bragança, Pará.

    Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

  • Carteira de Meia-Passagem Intermunicipal

    ENTREGA DAS CARTEIRINHAS DE MEIA PASSAGEM

    As carteiras de meia passagem intermunicipal dos discentes que obtiveram a renovação do benefício e daqueles que fizeram a solicitação pela primeira vez estão disponíveis para entrega na sala da DAEST (térreo do novo bloco de salas de aula), nos seguintes dias e horários:  de terça a quinta-feira, das 9 às 12 horas, e quarta-feira, das 15h às 18h.

    No ato do recebimento é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto. Ao dirigir-se ao campus use máscara e mantenha o distanciamento social.

    Consulte aqui se sua carteirinha já está disponível.

     

  • Carteira de meia-passagem intermunicipal

    A DAEST informa que já estão disponíveis as carteiras de meia-passagem intermunicipal, no local e horários abaixo:
     
    Local: DAEST (térreo do prédio Profa. Maria de Lima Gomes)
     
    Horário: manhã (08h às 12h) e tarde (14h às 18h).
     
    No momento do recebimento, é necessário apresentar RG ou a última carteira.
     
     
  • Carteirinha de meia passagem intermunicipal

    Solicitações para Meia passagem intermunicipal: novas carteiras e renovações
     
    Avisamos aos discentes do campus de Bragança que estão abertos os períodos de solicitação das novas carteiras e das renovações. 
     
    Em 2022 a entrega dos documentos para novas e renovações irá até o dia 02/05/2022 na sala da DAEST (localizada no térreo do prédio de salas de aula Profa. Maria de Lima Gomes).
     
    Os banners contêm a lista de documentos necessários. 
     
     
    Maiores dúvidas, procure a sala da DAEST no campus.
     
    Além dessas solicitações, comunicamos aos discentes que já possuem a carteira que a ARCON prorrogou o seu uso até o dia 31/05/2022
     
     
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