Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CBRAG - Notícias
Início do conteúdo da página

Notícias

  • Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira vencem a consulta prévia à comunidade para a escolha de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPA

    A Comissão Organizadora da Consulta (COC) divulgou hoje, dia 30 de junho, às 22h10, o resultado da consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal do Pará (UFPA), quadriênio de 2020-2024. A divulgação ocorreu no site: consulta2020.ufpa.br. O Boletim de Apuração também está disponível aqui. Venceram a consulta os Professores Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (Vice-Reitor).

    A Consulta, realizada pelo sistema eletrônico SIG-Eleição (Sistema Integrado de Gestão da UFPA - Módulo Eleição), das 9h do dia 29 até as 21h do dia 30 de junho de 2020, contou com ampla participação da comunidade universitária, com números de votantes superiores à última consulta, em 2016. Ao todo, 18.423 eleitores registraram seu voto, sendo 83% dos docentes (2.406), 70% dos técnicos-administrativos (1.712) e 35,5% dos discentes (14.305) aptos a participar. Ao todo, foram 18.307 votos considerados válidos, 72 votos em branco e 44 nulos.

    A Chapa 01, intitulada “Universidade Pública, Autônoma, de Excelência, Democrática, Plural, Diversa e Inclusiva” e constituída pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a vice-reitor) foi a chapa com maior quantidade e percentual de votos válidos ponderados pela fórmula prevista no artigo 22 da Resolução n. 812/2019 do CONSUN (alterada pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020), que confere o peso paritário aos votos de docentes, técnicos-administrativos e discentes. Ao todo, a Chapa 01 recebeu 88,6% dos votos válidos ponderados (16.963 ao todo), contabilizando 87,3% dos votos dos docentes (2.077 votos), 83,8% dos técnicos-administrativos (1.417) e 94,6% dos discentes (13.469).

    Já a Chapa 02, “Juntos pela UFPA”, composta pelo professor Marcelo Rassy Teixeira (candidato a reitor) e pela professora Márcia Maria Bragança Lopes (candidata a vice-reitora), recebeu 11,4% dos votos válidos ponderados (1.344 ao todo), sendo 12,7% dos docentes (301 votos), 16,2% dos técnicos-administrativos (273) e 5,4% dos discentes (770).

    A apuração dos votos foi realizada pela COC, a partir das 21h01 desta terça-feira, dia 30 de junho, imediatamente após o encerramento da votação no sistema, conforme calendário previsto. Todo o processo da consulta por sistema eletrônico contou com o suporte do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA. A votação eletrônica foi auditada para garantia de segurança e inviolabilidade dos votos. Não houve nenhuma ocorrência de interrupção do SIG-Eleição durante as 36 horas em que o sistema ficou aberto para votação. A partir do horário de divulgação do resultado da consulta no site consulta2020.ufpa.br, passou a contar o prazo de 24 horas para interposição de recursos ao resultado.

    Composição da lista tríplice – A consulta prévia à comunidade é promovida historicamente pelo Conselho Universitário para conhecimento do projeto aprovado para a gestão da Universidade nos anos que seguem a eleição. No dia 14 de julho de 2020, ocorrerá a reunião do Conselho Universitário (CONSUN) para escolha dos nomes que comporão a lista tríplice de candidatos(as) a Reitor(a) e a Vice-Reitor(a), a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). A escolha e nomeação dos dirigentes das Universidades Federais é feita pela Presidência da República, conforme legislação vigente. A reunião do CONSUN será transmitida ao vivo, pela internet, no site aovivo.nitae.ufpa.br. Os candidatos à escolha da lista tríplice no CONSUN devem realizar a inscrição até o dia 7 de julho de 2020.

    Regulamentação – A consulta prévia à comunidade acadêmica foi regulamentada pela Resolução n. 812, de 17 de dezembro de 2019, com alterações pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020. Já o processo de escolha dos nomes que comporão a lista tríplice para ocupar os cargos de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPA, no quadriênio 2020-2024, é regulamentado pela Resolução n. 811, de 17 de dezembro de 2019, também alterada pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020, do CONSUN.

    Texto e arte: Comissão Organizadora da Consulta

  • Estudantes da UFPA que não compareceram ao Enade 2017 devem solicitar dispensa.

    Enade 2018

    O estudante concluinte inscrito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017 que não compareceu à prova - realizada no dia 26 de novembro de 2017 - pode solicitar dispensa do Exame, exclusivamente pelo sistema Enade (clique aqui), até o dia 31 de janeiro de 2018.

    À solicitação de dispensa deve ser anexada a documentação comprobatória que justifique a ausência do estudante à prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Terixeira (INEP) considera as seguintes situações: acidente, assalto, casamento, furto ou roubo de documento de identificação, realização de atividade curricular ou afim em outro município, luto, acompanhamento de cônjuge, saúde, licença maternidade e paternidade, trabalho (atividade profissional no dia 26 de novembro de 2017), e EAD, referente à situação de estudante de curso de educação a distância sem alteração de localidade de aplicação de prova pela Instituição de Ensino Superior (IES).

    As solicitações de dispensa registradas no sistema Enade serão analisadas pela coordenação de curso, com base nos critérios estabelecidos pelo INEP, anexos ao Edital INEP nº 26/2017.

    O estudante que tiver seu pedido de dispensa indeferido pela coordenação de curso poderá recorrer diretamente ao INEP, exclusivamente pelo sistema Enade, no período de 5 a 23 de fevereiro de 2018. A dispensa não se aplica ao não preenchimento do Questionário do Estudante.

    Texto: Divulgação
    Arte: Reprodução / Google

  • Exame Nacional de Acesso do PROFMAT- ENA2018

    DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE PROVA DO EXAME NACIONAL DE ACESSO – PROFMAT/2018

    A coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, da instituição Associada Universidade Federal do Pará - UFPA do CampusUniversitário de Bragança-CBRAG. Torna público os seguintes informes sobre o ENA2018:

    1 - Total de vagas: 15

    2 - Total de inscritos: 136

    3 - Data da prova: 21 de outubro de 2017

    4 - Local: Campus Universitário de Bragança (situado no Bairro da Aldeia)

    5 - Salas do Bloco II: 01, 03, 08, 09 e 10

    6 - Horário do Exame 13:00h às 16:00h, horário de Bragança

    7- Horário de ingresso às salas 12:00h às 12h50, horário de Bragança

     

    Mais informações, sobre o ENA2018 consulte o edital no  site: http://www.profmat-sbm.org.br/

     

    Atenciosamente,

    Coordenação Acadêmica Institucional do PROFMAT-UFPA/CBRAG

     

     

  • I Oficina Web de Matemática Básica

    Para aprender Matemática é essencial saber realizar com eficiência as seis operações fundamentais. São elas que facilitam a compreensão para resolver problemas e situações problemas, mesmo do cotidiano. Para capacitar os graduandos em Matemática e áreas afins, será ofertado, de 20 e 27 de março e 03,10 e 17 de abril a 1ª Oficina Web de Matemática Básica.O curso será realizado na modalidade online, através da plataforma google meet, das 09h às 11h, com aulas síncronas (ao vivo).  O objetivo é aprimorar e/ou oferecer subsídios e conhecimentos básicos sobre o sistema de numeração e as operações matemáticas, por parte dos que deles necessitam, em especial os estudantes de graduação, em situações de raciocínio lógico que exijam a leitura e interpretação de situações problemas.

    Os facilitadores serão os professores: Edilene Rozal, Marly Anjos, Oséas Guimarães, Thiago Laurindo e Gabriel Evangelista Gomes. Serão abordados temas como Numeração Decimal e Operações Básicas.

    Inscrições - Os interessados devem realizar sua inscrição pelo Google Forms: Aqui no período de 22 à 28 de fevereiro. O curso possui carga horária de 20h e são disponibilizadas 80 vagas, com certificação para os alunos que obtiverem 75% de frequência. Após o período de inscrição, os inscritos receberão um e-mail para confirmação da inscrição. Caso o limite de vagas já tenha sido alcançado, alguns dos inscritos receberão o e-mail que estão no cadastro reserva ou que sua inscrição não foi homologada.

    Serviço:

    Data: 20 e 27 de março e 03,10 e 17 de abril.

    Horário: 09h às 11h

    Plataforma: Google Meet; Link será disponibilizado uma hora antes da oficina.

    P.S: É necessário que o aluno tenha uma conta gmail.

  • I Seminário sobre Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais em Perspectivas Decoloniais e o I Cartografando Resistências no Pará: Histórias, Memórias, Tradições e Identidades

    O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), Coordenado pela Profª Drª Raquel Amorim dos Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança (SEMED), convidam para o I Seminário sobre Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais em Perspectivas Decoloniais e o I Cartografando Resistências no Pará: Histórias, Memórias, Tradições e Identidades.

    O Seminário tem por objetivo problematizar o debate em torno do Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais em perspectivas decoloniais, bem como aproximar a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN de seus associados na perspectiva de uma ação conjunta e de coparticipação, no intuito de conhecer, aproximar e criar redes de solidariedade entre os pesquisadores e a ABPN.

    Durante o evento será discutida a trajetória de trabalho e as atividades desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação (IFPA), Campus Universitário de Bragança, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Ambas as ações têm íntima relação com a educação para a diversidade e com os desafios para a concretização de uma escola cidadã e inclusiva.

    O evento ocorrerá no dia 23 de Novembro de 2017, horário de 8:00hrs às 18:00hrs, no Auditório Maria Lúcia Medeiros- UFPA, Campus Bragança. O evento destina-se a Graduandos, Professores e Pesquisadores da área.

    Inscrições pelo link https://goo.gl/o7tP8F

     

  • I SEMINÁRIO: SAÚDE MENTAL E UNIVERSIDADE

    Link: programação completa

  • II Curso de Português Instrumental Projeto PCNA

    O Curso de Português Instrumental iniciará suas inscrições.

     

    Se você deseja aprimorar seus conhecimentos textuais, discursivos e gramaticais da Língua Portuguesa, participe do II Curso de Português Instrumental, ofertado pelo projeto de extensão Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas De Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza (PCNA). Fique atento, pois nessa edição haverá um limite de 90 vagas (+ 30 para cadastro reserva).

    Será dividido em 3 módulos, cada um referente a um enfoque de ensino de língua portuguesa, sendo eles: 1º Língua e textualidade, 2º Língua e tópicos de gramática e 3º Gêneros textuais acadêmicos. E será feita uma inscrição para cada módulo, sendo necessário, portanto, ficar atento às divulgações acerca do curso.

    Ao todo serão 18 aulas, ministradas por professores renomados, oriundos de grandes instituições de ensino.

    O curso será ministrado online, sempre às terças (exceto no 3º módulo que haverá aulas às terças e quintas-feiras), das 15h às 17h30, no período de 16 de março a 26 de agosto por meio do aplicativo Google Meet.

    As inscrições para o primeiro módulo ocorrerão na terça-feira, dia 09, e o link para o formulário de inscrição será divulgado somente beste dia.

    Não fique de fora. Participe!

    ATENÇÃO! PARA INSCRIÇÃO NO MÓDULO 1 DO CURSO DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL CLIQUE AQUI

  • Informações sobre as Eleições da Faculdade de Ciências Biológicas

    Ao final do mês de outubro de 2022, a Faculdade de Ciências Biológicas do campus de Bragança da UFPA elegerá um(a) novo(a) diretor(a) e vice. Todo o processo eleitoral deverá seguir um regimento eleitoral específico, aprovado em reunião do conselho da Faculdade de Ciências Biológicas do IECOS. O regimento eleitoral encontra-se abaixo e chamamos a atenção da comunidade acadêmica à algumas datas importantes para o processo eleitoral.

     

    Inscrições de chapas: 19 e 20 de outubro de 2022

    Homologação das chapas: 21 de outubro de 2022 (no quadro de avisos do IECOS)

    Eleições: 26 e 27 de outubro de 2022 (até as 23:59h)

    Regimento

  • Inicia, nesta segunda-feira, a consulta à comunidade universitária para a escolha de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPA

    Nos dias 29 e 30 de junho de 2020, um importante processo democrático ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se da consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor(a) da instituição para o quadriênio de 2020-2024. Docentes, técnico-administrativos e discentes da instituição, de maneira paritária, manifestarão a preferência de quem desejam ter como gestores da Universidade nos próximos quatro anos. O processo se dará por meio do SIG-Eleição (Sistema Integrado de Gestão da UFPA - Módulo Eleição), que estará aberto para votação das 9h do dia 29 até as 21h do dia 30 de junho.

    Durante o período de 36 horas disponibilizado para a consulta, o SIG-Eleição funcionará como uma cabine de votação eleitoral. É necessário acessar o ambiente por meio de login e senha do sistema SIG da UFPA (SIGAA, SIGRH, SIPAC). No sistema, estarão listadas as chapas concorrentes e suas respectivas numerações. Ao clicar em “Entrar na cabine”, o votante poderá indicar a sua escolha de forma similar ao que faria em uma urna eletrônica. Trata-se de um processo simples, que pode ser conferido previamente no manual disponibilizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA. Qualquer intercorrência durante o pleito deve ser registrada à Comissão Organizadora da Consulta (COC) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    O voto é secreto, com sigilo garantido por criptografia. A administração do processo é feita pela COC, com o suporte do CTIC. A lista de votantes aptos a participar da consulta foi divulgada previamente, no dia 22 de junho de 2020, no site da Comissão. No site também estão disponíveis todas as informações sobre o processo de consulta prévia à comunidade para a escolha dos novos dirigentes da UFPA. Além das informações sobre as chapas, estão divulgados todos os comunicados referentes ao processo de consulta, bem como o nome dos membros da comissão e o manual do SIG-Eleição. A regulamentação da consulta foi aprovada pelo Conselho Universitário, por meio da Resolução n. 812, de 17 de dezembro de 2019, complementada pela Resolução n. 817, de 03 de junho de 2020.

    Quem está concorrendo – Duas chapas se inscreveram para participar da consulta. A Chapa 01, intitulada “Universidade Pública Autônoma, de Excelência, Democrática, Plural, Diversa e Inclusiva”, é constituída pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a vice-reitor; já a Chapa 02, “Juntos pela UFPA”, é composta pelo professor Marcelo Rassy Teixeira (candidato a reitor) e pela professora Márcia Maria Bragança Lopes (candidata a vice-reitora). A numeração foi decidida por meio de sorteio, realizado pela COC, no dia 15 de junho de 2020, na presença dos fiscais. Os programas de ambas as chapas e os currículos dos candidatos estão disponíveis na página https://consulta2020.ufpa.br/chapas-inscritas.

    Serviço:

    Consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPA para o quadriênio de 2020-2024

    Período: das 9h do dia 29 às 21h do dia 30 de junho de 2020

    Votação via SIG-Eleição: https://sigeleicao.ufpa.br/sigeleicao/

    Manual para votação, clique aqui.

    Site da COC: https://consulta2020.ufpa.br/

    Texto e arte: Comissão Organizadora da Consulta

  • Inscrições abertas para o VI Prêmio Proex de Arte e Cultura

    Com o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico e cultural na Amazônia, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), mantém aberto o edital do VI Prêmio Proex de Arte e Cultura. Neste sentido, a Pró-Reitoria busca reconhecer a produção artístico-cultural do Pará como forma de conhecimento, além de promover a institucionalização da extensão na UFPA.

    Podem participar do prêmio professores, técnicos-administrativos e alunos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e educação básica da UFPA. Contudo é necessária a aprovação prévia das unidades acadêmicas de origem dos candidatos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 18 de outubro no site da Proex.

    Mais informações

  • Inscrições para Bolsa Prmanência MEC - Indígenas e Quilombolas

    Período de inscrição no SISBP: 01/08/2017 a 29/09/2017.

     

    Procedimentos para inscrição:

     

    O candidato deverá inicialmente solicitar acesso ao sistema, logo deverá clicar no botão verde.

     

    Link de acesso: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso

     

    É de suma importância que antes de começar a inscrição o discente leia o manual que segue com algumas orientações do MEC.

     

    Após inscrição finalizada no SISBP, o discente deverá solicitar liberação do seu CPF para anexação dos documentos no SIGAEst, o qual será analisado por assistentes sociais.

     

    Obs 1: O CPF poderá ser liberado junto a SAEST pelo telefone 3201-7346.

     

    Obs 2: Após atualização da plataforma de inscrição do SISBP, ao se inscrever o sistema não fornece o termo de compromisso para indígena e quilombola. Mediante a isto, estamos encaminhando (em anexo) o termo de compromisso que o discente deverá anexar tanto no SISBP quanto no SIGAEst.

     

    Obs 3: O documento declaração de anuência que é solicitado no ato da inscrição no SISBP trata-se da declaração de pertencimento étnico assinada por no mínimo três lideranças reconhecida pela comunidade.

     

    Obs 4: Disponibilizamos no site da SAEST, modelo de auto declaração e declaração de pertencimento étnico que discente poderá utilizar, segue em anexo o link onde discente poderá encontrar esses documentos: http://saest.ufpa.br/portal/index.php/documentos

     

    Em caso de dúvidas ligar para o telefone 3201-7346, a equipe técnica está à disposição para esclarecimentos.

     

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SOLICITAR O INGRESSO NO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC (DISCENTES QUILOMBOLAS OU INDÍGENAS).

     

    DOCUMENTAÇÃO

    01

    RG (cópia);

    02

    CPF (cópia);

    03

    Comprovante de matrícula atualizado;

    04

    Histórico Acadêmico atualizado (caso o discente possua);

    05

    Auto declaração do candidato (não é necessária autenticação em cartório);

    06

    Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas (não é necessária autenticação em cartório);

    07

    Específico para Indígenas:

    Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena;

    08

    Específico para Quilombolas:

    Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola;

    09

    Termo de compromisso do bolsista (o mesmo documento que foi anexado na inscrição).

  • Inscrições para Meia Passagem Intermunicipal

    Está aberto, até o dia 12 de maio, o prazo para o credenciamento junto à Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal do Estado do Pará a fim de solicitar a emissão de carteiras estudantis de meia passagem intermunicipal para o ano de 2017.

    Os discentes do Campus Universitário de Bragança interessados em inscrever-se devem preencher o formulário, disponível no site http://www.arcon.pa.gov.br e na Papelon (xerox do campus), anexar os  seguintes documentos: duas fotos 3x4, declaração de vínculo, cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) em nome do aluno ou de seus pais, e entregá-los na sala 24, no 3º andar do prédio administrativo, durante o expediente, até o dia 12 de maio.

    Para maiores esclarecimentos acesse o site da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON) http://www.arcon.pa.gov.br.

  • Inscrições para Meia Passagem Intermunicipal

    Está aberto, até o dia 12 de maio, o prazo para o credenciamento junto à Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal do Estado do Pará a fim de solicitar a emissão de carteiras estudantis de meia passagem intermunicipal para o ano de 2017.

    Os discentes do Campus Universitário de Bragança interessados em inscrever-se devem preencher o formulário, disponível no site http://www.arcon.pa.gov.br e na Papelon (xerox do campus), anexar os  seguintes documentos: duas fotos 3x4, declaração de vínculo, cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) em nome do aluno ou de seus pais, e entregá-los na sala 24, no 3º andar do prédio administrativo, durante o expediente, até o dia 12 de maio.

    Para maiores esclarecimentos acesse o site da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON) http://www.arcon.pa.gov.br.

  • Inscrições Prorrogadas do Cursinho Popular

    Que tal se preparar para o ENEM de forma gratuita?

      O Cursinho Popular Paulo Freire está para iniciar suas atividades neste 2º semestre de 2022 e, pensando nisso, está disponibilizando 36 vagas para estudantes que estejam no 3º ano do ensino médio ou que já o concluíram.

     As aulas acontecem na UFPA - Campus de Bragança, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 17h.

     Venha ser estudante do CPPF.

     Acesse o edital ATUALIZADO: https://bit.ly/3btZol3.

     Siga as redes sociais para ficar por dentro de tudo:

  • IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras - 06 à 08 de julho de 2017

    O IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (IV EBEL) – PA, será posto em prática algumas das ações,  deliberadas nacionalmente  com vistas a organizar os studantes em defesa do Ensino Público, Gratuito e de Qualidade, o que também significa dizer,  lutar pela excelência da formação profissional.  Será um evento de cunho acadêmico-extensionista, de natureza tridirecional: interdisciplinar, político e cultural. Isso significa que trabalhos científicos na linha de literatura e de linguística, na graduação e na pós-graduação, independente do gênero em que será apresentado (Comunicação Oral, Oficina, Minicurso, Curta-metragem, Palestras e Mesas-Redondas), deverá abordar aspectos de língua e/ou de literatura vinculados a outras áreas do conhecimento, como, Pedagogia, Artes, Comunicação Social, História, Sociologia, Psicologia, etc. Significa, ainda, que esses trabalhos, resultado da produção científica dos Estudantes de Letras do Estado do Pará e Região Norte, devem “dialogar” com outro público, desta mesma comunidade acadêmica.

    Inscrições

    Mais Informações

  • IV SIEPE

    As Universidades públicas são as maiores geradoras de inovação, de conhecimento e de tecnologia no Brasil além de impulsionarem as cadeias produtivas estratégicas e a capacitação de recursos humanos qualificados para aturar em diversos setores da sociedade.

     O conhecimento científico, atrelado à pesquisa, à extensão e ao ensino, é fundamental para que o país avance em direção ao desenvolvimento econômico de forma a abonar a inclusão social (com redução das iniquidades sociais), os direitos humanos e a preservação ambiental com a manutenção da floresta e de seus ecossistemas íntegros.

     A preservação de nossos recursos naturais é estratégica para a garantia do porvir da sociedade e das novas gerações. Sem ciência e sem tecnologia não é possível vislumbrar um futuro promissor para a Amazônia e, por conseguinte, para o restante do globo. Com o tema “Qual o futuro da Educação Superior? Resistência e protagonismo das universidades na Amazônia”, o IV SIEPE convida a toda sociedade bragantina para o debate com a comunidade acadêmica, levando em consideração o cenário nacional, acerca dos desafios impostos para enfrentar os desastres ambientais e seus impactos econômicos na transformação do país, refletindo sobre os próximos anos da nação, sustentados pelo conhecimento e pela ciência.

     O Campus Universitário de Bragança, por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e de extensão, desenvolve estudos e conhecimentos com preocupação sustentável e de forma responsável. Ao voltar seus trabalhos para esta região, procura entender as dinâmicas populacionais, os ecossistemas e a sociodiversidade local bragantina. Nos trinta e um anos de sua existência tem contribuído para a produção de conhecimento e de inovações junto às comunidades pesqueiras, quilombolas, extrativistas, indígenas, e também, junto às comunidades escolares nos municípios do nordeste paraense. Dessa forma, o IV SIEPE constitui-se em um momento acadêmico de socialização dos resultados desses exames e análises de pesquisa, e se propõe a ampliar o diálogo com vistas a debater sobre o papel da universidade como instituição voltada para os interesses e desafios da sociedade, para a preservação do patrimônio ambiental e cultural e, sobretudo, para a garantia da cidadania.

     Os aluno(a)s de graduação e pós-graduação poderão se inscrever nas modalidades de ouvinte ou de apresentadores de trabalhos através do link: https://forms.gle/vxKXeGpYvcoG3cPT9

    Para Acesso ao Edital Clique Aqui.

    IV SIEPE ERRATA Clique Aqui

    IV SIEPE FOLDER clique Aqui

     

     

  • LUTO

    O campus Universitário de Bragança comunica, com enorme tristeza, o falecimento do Professor Horácio Schneider, ocorrido em 27/09, em Fortaleza. O velório será realizado a partir das 9h de amanhã, sexta-feira, 28/09, no Memorial Max Domini (Av. José Bonifácio, 1550). Uma das mais expressivas lideranças acadêmicas e científicas da Amazônia e do país, o Professor Horácio Schneider exerceu diversas funções na UFPA, incluindo as de Reitor em exercício, Vice-Reitor, Pró-Reitor de Planejamento, Coordenador do Campus Universitário de Bragança e Diretor do Instituto de Estudos Costeiros, sempre acumulando o respeito e o carinho de toda a comunidade. Na atual gestão, exerceu a função de Pró-Reitor de Relações Internacionais e colaborou com diversos projetos estruturantes para a UFPA. Formou várias gerações de pesquisadores e contribuiu para a nucleação de novos grupos de pesquisa em instituições da Amazônia.  Foi laureado com a Comenda Grão Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional. Presidiu a Sociedade Brasileira de Genética e a Sociedade Brasileira de Primatologia. Integrou o Comitê Assessor da Área de Ciências Biológicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq e Professor Titular do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança da UFPA, o Prof. Horácio Schneider deixa um legado ético e intelectual de valor inestimável, que certamente inspirará as gerações futuras de pesquisadores amazônidas.

    O Campus Universitário de Bragança manifesta o seu profundo pesar e a sua solidariedade aos familiares e aos amigos do Prof. Horacio Schneider. 

    A Coordenação Geral do Campus Universitário de Bragança declarou Luto Oficial de dois dias (Portaria nº125/2018/CBRAG).

  • Mapeamento de Competências

    Oficina do 4º Ciclo de Mapeamento de Competências da UFPA realizada no Campus de Bragança.

     

    A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), iniciou, em agosto, uma nova etapa do 4° Ciclo de Mapeamento de Competências (Mapec), com realização de oficinas nas unidades do interior. No Campus Universitário de Bragança, a oficina foi realizada no dia 27 de agosto de 2019 e contou com a presença de 20 servidores. Tivemos como mediadores a equipe do CAPACIT/UFPA, Gisele Marques e Rosana Chagas, da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional, e Luan Araújo, Coordenadoria de Capacitação Profissional.

    O Mapec objetiva identificar as competências esperadas e as já desenvolvidas dentro da Instituição, de modo a subsidiar diversos processos de gestão, em especial no planejamento de capacitações da UFPA. Desde o início deste ciclo (junho/2019), já foram mapeadas 222 subunidades, distribuídas em 24 unidades. As oficinas continuarão sendo realizadas em Belém e nos demais campi, ao longo do 2° semestre.

    Após o término das oficinas do Mapec, haverá a fase de avaliações via sistema (on-line). Os relatórios gerados serão disponibilizados às unidades e servirão de base para elaboração do Plano Anual de Capacitação e aprimoramento dos Processos de Alocação de Pessoal e Avaliação de Desempenho.

    Fotos:

     

  • Mapeamento de Competências - Última etapa

    Servidores devem avaliar necessidades de capacitação na segunda fase do MAPEC.

     

    Está aberta a última etapa do MAPEC: a de avaliação pelo sistema, que compreende o período de 11 a 29/11/2019, pelo site gestcom.ufpa.br/ufpa.  Esse mapeamento será muito importante para a diversificação e escolha adequada dos nossos cursos. Lembrando que os docentes também devem se avaliar. Para mais  informações:

    https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/10968-servidores-devem-avaliar-necessidades-de-capacitacao-na-segunda-fase-do-mapec

    Estamos à disposição no CAPACIT - 3201-8092.

  • Matrículas para os aprovados no PROFMAT/2018

    "A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional(PROFMAT), torna público as informações para a matrícula dos candidatos aprovados no ENA2018.
     
    1. Período: 05/01/2018 a 19/01/2018,
    2. Local:  sala 08, no primeiro andar no prédio administrativo, situado no campus universitário de Bragança.
    3. Horário da matrícula:  08:00hs às 18:00hs.
    4. Documentos necessários
       4.1. Documento de identificação com foto
       4.2. CPF
       4.3. Comprovante de residência atualizado(dos últimos três meses)
       4.4. Declaração de vínculo com a instituição de ensino na qual trabalham, caso não estejam em atividades        
             contratuais, trazer a declaração de atuação no período tal qual declararam no ato da inscrição no site do  
             PROFMAT, para possível concessão de bolsa
       4.5.Currículo Lattes atualizado (caso não tenham criar um)
       4.6. Duas fotos 3X4.

    Atenciosamente,

    Coordenação Acadêmica Institucional do PROFMAT-UFPA/CBRAG"

    Contato do PROFMAT: Fone(091) 3425-1209, Ramal 208

Fim do conteúdo da página