Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Faculdade De Matemática
Início do conteúdo da página

SOBRE A FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT)

Acessos: 338

Histórico FAMAT

O curso de Licenciatura Plena em Matemática foi implantado no Campus de Bragança inicialmente em 1987, na modalidade intervalar, voltando a ter turmas na modalidade regular nos anos de 1992, 1993 e 1994. Após 1994 a oferta do curso foi interrompida, sendo que foram ofertadas turmas intervalares esporadicamente, nos anos de 1998 e 2006 mantidos pelas faculdades de matemática de Belém e Castanhal, respectivamente. Com o surgimento do projeto REUNI, o curso de Licenciatura em Matemática voltou a ser ofertado em 2009 e a partir de então ofertado anualmente.

Com a aprovação do Curso Regular de Matemática via Projeto Reuni (2008) foram liberadas 10 vagas para a contratação de professores efetivos, sendo que no início de 2010 o corpo docente da faculdade já contava com 8 professores efetivos, 7 contratados em 2009, via concursos públicos, e o prof. Dr. Edson Jorge de Matos, na época, diretor da faculdade, remanescente da faculdade de Engenharia de Pesca. Em 2012, o quadro de professores da Faculdade de Matemática permaneceu inalterado, atualmente a faculdade possui 11 professores efetivos.

O curso de Matemática tem uma oferta anual de 40 vagas, via processo seletivo da UFPA. A Faculdade também deu início a turma intensiva de Licenciatura Plena em Matemática de Capanema e foi responsável pelo curso de Especialização no Ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos, com uma turma de 33 alunos, de professores de matemática da rede estadual e municipal de ensino de Bragança.

Em 2012 também foi iniciado o projeto de extensão “O uso de softwares educativos no ensino de conteúdos matemáticos para o ensino da Educação Básica” em que todos os professores da Faculdade de Matemática foram envolvidos, o projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bolívar Bordallo da Silva e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Yolanda Chaves no município de Bragança.

Atualmente, a faculdade de matemática trabalha com um quadro docente de (11) professores, composto de (06) Doutores e (05) Mestres. entre os quais (01) está em processo de finalização de tese de doutorado e (02) professores em meados de seus doutoramentos. As áreas de pesquisas da faculdade é composta dos seguintes linhas.

Ensino da Matemática;
Equações Diferencias Ordinária e Equações Diferenciais Parcias;
Modelagem Matemática e Computacional;
Controle e Automação.
Em 2017, a Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) recomendou a aprovação da proposta da Universidade Federal do Pará na cidade de Bragança com oferta de 15(quinza) vagas. A primeira turma inicia-se no primeiro semestre de 2018.

Direção da FAMAT

DIREÇÃO

Edilene Farias Rozal
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

SECRETÁRIO

José de Arimatéia Oliveira Gomes
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA

PROFMAT

A partir de 2018, as cidades de Abaetetuba, Bragança e Castanhal estarão integradas ao Mestrado Profissional em Ensino de Matemática em Rede Nacional (Rede PROFMAT), conforme apreciação positiva da Comissão Acadêmica Nacional dessa Rede e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

PROFMAT – O Curso de Mestrado visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Para 2018, serão ofertadas 15 vagas em Castanhal e Bragança e 10 vagas em Abaetetuba.

O PROFMAT é composto por muitas Instituições de Ensino Superior organizadas em rede dentro da UAB (Universidade Aberta do Brasil), chancelado pela Capes e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Importância – Para a UFPA, que já possui um polo funcionando em Belém, a conquista é muito relevante, pois amplia a possibilidade de docentes que residem nessas cidades sejam favorecidos com a oportunidade da Pós-Graduação em um curso stricto sensu, além de “fortalecer a politica da Universidade multicampi, com ênfase na relação desta com o contexto local e o ensino público no Pará”, conforme declara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Romulo Angélica.

Calendário – Por ser um programa em rede, o ProfMat mantém um calendário que funciona em consonância com os demais cursos no Brasil. Desta forma, o edital será divulgado oportunamente, em conformidade com o cronograma dos demais cursos. Dos 86 Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu da UFPA, sete são polos dessas redes dos Mestrados Profissionais em Ensino: Matemática, Física, Letras, Ciências Ambientais, Artes e Biologia, no Campus Belém; e História, no Campus Ananindeua.

Acesse o site do PROFMAT Aqui

DOCENTES FAMAT

Nome

Faculdade

Situação

Regime de trabalho

Titulação

1. Deiziane Mendes Wanzeler

FAMAT

Adjunto I

DE

Mestre

2. Edilene Farias Rozal

FAMAT

Adjunto I

DE

Doutora

3. Edson Jorge de Matos

FAMAT

Adjunto IV

DE

Doutor

4. Elizardo Fabrício Lima Lucena

FAMAT

Adjunto I

DE

Doutor

5. Leandro Santos Ribeiro

FAMAT

Assistente I

DE

Mestre

6. Sílvia Helen Ferreira dos Santos

FAMAT

Adjunto I I

DE

Mestre

7. Carlos Alessandro da Costa Baldez

FAMAT

Adjunto III

DE

Doutor

8. Maria Augusta Raposo de Barros Brito

FAMAT

Adjunto I

DE

Mestre

9. Alessandra Mariana dos Santos Oliveira

FAMAT

Adjunto I

DE

Mestre

10. Marcos Lázaro de Souza Albuquerque

FAMAT

Adjunto III

DE

Doutor

11. Marly dos Anjos Nunes

FAMAT

Adjunto I

DE

Doutor

 

PROJETOS FAMAT

ENSINO

 

2015-2015

Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica – PAPIM
Propostas metodológicas de Ensino em Matemática Básica, Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear
Coordenador: Edson Jorge de Matos

PESQUISA

2013-2014

Implementação computacional de métodos numéricos, usando linguagem C.
Coordenador: Carlos Alessandro da Costa Baldez

2013-2014

Programa Navega Saberes/Infocentros
Softwares Educativos: Uma Alternativa no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio.
Coordenador: Prof. Dr. Edson Jorge de Matos.

2014-2015

Implementação computacional de métodos numéricos, para obtenção de solução numérica de problemas de contato, usando Linguagem C.
Coordenador: Carlos Alessandro da Costa Baldez.

2014 - Atual

Construção de experimentos com materiais reciclados e de baixo custo a serem utilizados nas aulas práticas de Física
Coordenador: Alessandra Mariana dos Santos Oliveira

2015-Atual

Análise Matemática do Controle de um Fluido Micropolar Não-Newtoniano
Coordenador: Elizardo Fabrício Lima Lucena

EXTENSÃO

 

2010-2010

Seminário de Matemática Elementar
Coordenador: Elizardo Fabrício Lima Lucena

2010-2011

Aprendendo matemática através de jogos educativos: uma possibilidade para a exploração de conceitos matemáticos
Coordenador: Edilene Farias Rozal

2012-2012

Explorando a Matemática para ciclos básicos dos cursos de Graduação em Bragança
Coordenador: Leandro Santos Ribeiro

2012-2012

O uso de software educativo no processo ensino-aprendizagem da matemática básica
Coordenador: Leandro Santos Ribeiro

2012-2013

Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – PROINT
O uso de softwares educativos no ensino de conteúdos matemáticos para o ensino da Educação Básica
Coordenador: Edson Jorge de Matos

2015-Atual

O uso de software educativo no processo ensino-aprendizagem da educação básica
Coordenador(a): Sílvia Helen Ferreira dos Santos

CONTATOS FAMAT

Fone: (91) 3201 - 7185

 

Fim do conteúdo da página