Página inicial > Histórico FAMAT

Histórico FAMAT

O curso de Licenciatura Plena em Matemática foi implantado no Campus de Bragança inicialmente em 1987, na modalidade intervalar, voltando a ter turmas na modalidade regular nos anos de 1992, 1993 e 1994. Após 1994 a oferta do curso foi interrompida, sendo que foram ofertadas turmas intervalares esporadicamente, nos anos de 1998 e 2006 mantidos pelas faculdades de matemática de Belém e Castanhal, respectivamente. Com o surgimento do projeto REUNI, o curso de Licenciatura em Matemática voltou a ser ofertado em 2009 e a partir de então ofertado anualmente.

Com a aprovação do Curso Regular de Matemática via Projeto Reuni (2008) foram liberadas 10 vagas para a contratação de professores efetivos, sendo que no início de 2010 o corpo docente da faculdade já contava com 8 professores efetivos, 7 contratados em 2009, via concursos públicos, e o prof. Dr. Edson Jorge de Matos, na época, diretor da faculdade, remanescente da faculdade de Engenharia de Pesca. Em 2012, o quadro de professores da Faculdade de Matemática permaneceu inalterado, atualmente a faculdade possui 11 professores efetivos.

O curso de Matemática tem uma oferta anual de 40 vagas, via processo seletivo da UFPA. A Faculdade também deu início a turma intensiva de Licenciatura Plena em Matemática de Capanema e foi responsável pelo curso de Especialização no Ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos, com uma turma de 33 alunos, de professores de matemática da rede estadual e municipal de ensino de Bragança.

Em 2012 também foi iniciado o projeto de extensão “O uso de softwares educativos no ensino de conteúdos matemáticos para o ensino da Educação Básica” em que todos os professores da Faculdade de Matemática foram envolvidos, o projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bolívar Bordallo da Silva e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Yolanda Chaves no município de Bragança.

Atualmente, a faculdade de matemática trabalha com um quadro docente de (11) professores, composto de (06) Doutores e (05) Mestres. entre os quais (01) está em processo de finalização de tese de doutorado e (02) professores em meados de seus doutoramentos. As áreas de pesquisas da faculdade é composta dos seguintes linhas.

• Ensino da Matemática;
  • Equações Diferencias Ordinária e Equações Diferenciais Parcias;
  • Modelagem Matemática e Computacional;
  • Controle e Automação.

Em 2017, a Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) recomendou a aprovação da proposta da Universidade Federal do Pará na cidade de Bragança com oferta de 15(quinza) vagas. A primeira turma inicia-se no primeiro semestre de 2018.