Página inicial > Objetivos FAHIST

OBJETIVOS FAHIST

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de História deverá possibilitar o desenvolvimento de um conjunto de habilidades necessárias à Licenciatura em História, através da mobilização e reflexão do saber histórico e os usos destes na formação do cidadão. A compreensão da prática de ensino e trabalho em História se orienta também pelo exercício recorrente das formas de operar neste campo do conhecimento. Com efeito, ao discutir a epistemologia e a metodologia em História, busca-se compreender o movimento e a ação do homem no tempo.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O graduado do Curso de História da UFPA em Bragança deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor-pesquisador em todas as suas dimensões, o que pressupõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão nos âmbitos acadêmico e escolar. Neste sentido, o curso forma o profissional de História fundamentando-se no exercício da pesquisa e em sua capacidade de produzir conhecimento, tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços onde o exercício profissional assim o exija.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO

A orientação do curso tem como pressuposto a indissociabilidade entre o Ensino, com ênfase à Formação Docente, a Pesquisa e a Extensão, entendendo-se que esses aspectos só adquirem significado na medida em que não se desvinculam das experiências e problemáticas presentes no tecido social. Com isso, o graduando ganha o sentido das relações de força entre seus estudos e o andamento de suas atividades profissionais, pois se espera capacitado a construir, aprender, questionar e refletir sobre o conhecimento histórico já produzido e em produção.