Página inicial > Últimas Notícias > Campus de Bragança recepciona novos alunos

Campus de Bragança recepciona novos alunos

Ter ingressado na maior universidade pública do norte do país é, sem dúvidas, motivo de grande alegria para os novos discentes da graduação do campus de Bragança, da Universidade Federal do Pará. Para recebê-los e orientá-los, foi realizada, no período de 14 a 17 de março, a Semana do Calouro 2018. A programação iniciou no dia 14, no Auditório Maria Lúcia Medeiros, com a apresentação da Coordenação do Campus de Bragança, das direções das Faculdades e do Instituto de Estudos Costeiros, que deram as boas-vindas aos novos graduandos.

Programação Geral - A aula magna foi ministrada pela professora Raquel Amorim, da Faculdade de Educação, do Campus de Bragança, que abordou o tema “Diferença, Diversidade e Inclusão Social no Ensino Superior” e destacou a importância de se “promover o conhecimento a respeito de uma política efetivamente inclusiva”. Na sequência foi realizada uma mesa redonda que tratou sobre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Universidade. Participaram os professores: Elizardo Lucena, Coordenador Acadêmico; Ana Paula Vieira, Diretora de Ensino; Jair Cecim, Diretor de Extensão, e Dário Benedito, representando a Diretora de Pesquisa professora Vanderlúcia Ponte.

Participou da programação o professor José Maia, superintendente da Assistência Estudantil da UFPA, além de integrantes da equipe da SAEST (Superintendência de Assistência Estudantil). O professor apresentou aos discentes a superintendência, os serviços disponibilizados e os editais dos auxílios estudantis. Na oportunidade, os alunos puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

Os novos discentes da graduação também receberam orientações sobre: a estrutura administrativa do campus, o Regulamento de Ensino de Graduação e o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), realizadas pelos técnicos administrativos do campus: Maurício Dourado, Marcelo Oliveira, Juciany Soares e Rubenilson Procópio.

Mostra Fotográfica - Durante o evento, o Centro Acadêmico de História realizou a mostra fotográfica “Campus de Bragança: 30 anos de história”, onde os novos discentes, em especial os que não residem em Bragança, puderam conhecer um pouco da História do campus.

Trotes - Os calouros também participaram do trote “Jardinagem no Campus”, direcionado pelo técnico de laboratório Cláudio Padilha, pela professora Marivana Borges e por alunos veteranos dos cursos de Ciências Naturais e Ciências Biológicas. O objetivo da ação é embelezar o campus e reciclar materiais.

Os discentes podem participar, ainda, do “Trote Solidário” doando caderno, lápis e caneta até o dia 19 de março. Os materiais serão destinados às escolas cujo público apresente vulnerabilidade socioeconômica.

A programação contou, ainda, com atividades específicas, desenvolvidas para cada curso pelas direções das Faculdades e Centros Acadêmicos.