Página inicial > Últimas Notícias > Administração Superior da UFPA discute flexibilização da carga horária total de cursos de graduação

13.08.2018 Flexibilização Curricular Foto Alexandre de Moraes site3

A possibilidade (não obrigatoriedade) de flexibilização de um percentual da carga horária total de cursos de graduação, para a escolha livre do aluno de atividades a serem frequentadas em outros cursos, foi tema de discussão entre representantes da Administração Superior, diretores das Unidades Acadêmicas, coordenadores de campi e professores da Universidade Federal do Pará. A minuta de resolução que trata sobre as diretrizes para a flexibilização curricular foi apresentada pelo reitor Emmanuel Tourinho e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), Edmar Costa, em reunião realizada no dia 13 de agosto, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus de Belém.

13.08.2018 Flexibilização Curricular Foto Alexandre de Moraes site 373x212De acordo com a proposta apresentada no documento, cada Faculdade poderá optar  pela flexibilização, destinando de 10% a 30% da carga horária total do curso às atividades de livre escolha do discente, chamadas de Atividades Curriculares Flexibilizadas (ACFs). Estas consistem em disciplinas de outros cursos, presenciais ou a distância, diferentes das previstas no curso em que o aluno está matriculado. A decisão sobre a flexibilização ou não do curso será da subunidade responsável pela oferta, não sendo obrigatória a adesão à iniciativa.

Cada curso que flexibilizar o seu currículo abrirá, também, vagas para alunos de outros cursos nas disciplinas ofertadas para os seus próprios alunos.  Núcleos poderão também ofertar disciplinas para alunos de graduação dos cursos flexibilizados. As vagas disponibilizadas à flexibilização, inclusive por cursos não flexibilizados, deverão ser informadas no sistema de matrícula como vaga sem reserva.

13.08.2018 Flexibilização Curricular Foto Alexandre de Moraes site4 373x212De acordo com o reitor, Emmanuel Tourinho, alguns cursos da UFPA já adotam um tipo diferente de flexibilização de atividades curriculares, na medida em que oferecem percursos formativos variados para os seus alunos. A proposta atual, no entanto, acrescenta a possibilidade de o aluno escolher o que cursar em uma parte da carga horária que precisa cumprir, dentre tudo que é oferecido na UFPA. “Com essa proposta, cada aluno poderá explorar oportunidades de interlocução diferenciadas, relacionadas com os seus interesses intelectuais, saindo mais preparado para o trabalho multi e interdisciplinar”, afirma o reitor.

A proposta de flexibilização curricular foi bem recebida pelos professores da UFPA. Durante a reunião, eles apresentaram questionamentos quanto à operacionalização da proposta, carga horária a ser flexibilizada, número de vagas flexibilizadas em cada turma, entre outras dúvidas.

13.08.2018 Flexibilização Curricular Foto Alexandre de Moraes site2 373x212Para o diretor da Faculdade de Biomedicina, Francisco Tiago Melo, a proposta de flexibilização amplia a possibilidade dos alunos adquirirem mais conhecimento em outras áreas que não sejam associadas à biomédica e que são importantes, também, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, ou mesmo por curiosidade pessoal.

“Eu sou totalmente a favor da flexibilização. Eu acho que isso é muito importante para vários cursos, inclusive para o curso de Biomedicina. Têm várias disciplinas que poderão ser cursadas em outros institutos para complementar a formação dos alunos. Mas isso tem que ser feito de uma forma bem pensada, para não haver conflitos legais e depois processuais”, declarou.

13.08.2018 Flexibilização Curricular Foto Alexandre de Moraes site5 373x212A diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), Selma Pena, acredita que essa é uma mudança necessária porque refere-se ao tempo formativo do aluno que não ocorre somente com as disciplinas curriculares de um único curso. “Essa formação pode ser mais plural. Mas isso precisa ser discutido amplamente no coletivo de cada instituto, com as faculdades, com seus pares, sobre como será regulamentado.”

A minuta da resolução que trata das diretrizes para a flexibilização curricular será apresentada ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA) na reunião do próximo dia 23 de agosto. A deliberação sobre a proposta ficará para uma reunião posterior do Consepe, de modo que as unidades tenham a oportunidade de discutir internamente o assunto, e seus representantes apresentarem ao Consepe as contribuições elaboradas.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes