Página inicial > Últimas Notícias > Documentário - Os Tembé: cidadãos brasileiros da floresta

Documentário - Os Tembé: cidadãos brasileiros da floresta

O filme, “Os Tembé: cidadãos brasileiros da floresta” é resultado de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do projeto “Saberes da floresta: interações interculturais em processos educativos”, coordenado pela professora Vanderlúcia da Silva Ponte. A produção do filme é fruto de uma parceria da Faculdade de História-Campus de Bragança com a Universidade Paris 13, que por meio do Professor Philippe Plas  viabilizou a vinda do cineasta e produtor do filme Jean-Francois Matteudi, da RATAF Association- França. A ideia do filme é que ele possa ser um recurso didático disponível para professores e educadores das escolas e universidades para instigar debates sobre identidade, racismo, preconceito, territorialidade e o que significa ser índio (Tembé) no Brasil de hoje.

Os Tembé: cidadãos brasileiros da floresta

Preservando um modo de vida ancestral, protegendo um território natural, os Tembé, cidadãos brasileiros e povo indígena, contribuem com a conservação da biodiversidade e com a luta contra o aquecimento climático. Um documentário que deixa ver a vida cotidiana dos Tembé à beira do rio Gurupi e do Guamá. Mulheres e homens, jovens e velhos, contam-nos sobre sua cultura, sua luta e suas esperanças. Um filme de Jean-François Matteudi e Vanderlúcia da Silva Ponte produzido pela Universidade Federal do Pará (Faculdade de História/Campus Bragança, Brasil) e Rataf association (Blois, França), com o apoio da PROEX, PIBIC, FUNAI e NUMA.

Acesse o folder (em potuguês e Francês)