Página inicial > Últimas Notícias > Semana dos Calouros 2019 do Campus Universitário de Bragança/UFPA

Semana dos Calouros 2019 do Campus Universitário de Bragança/UFPA

Para os estudantes que ingressaram nos cursos de graduação, ofertados pelo campus de Bragança, da Universidade Federal do Pará (UFPA), inicia-se uma nova etapa, agora como universitários. A fim de recebê-los e orientá-los, será realizada, no período de 13 a 16 de março, a Semana do Calouro.  O tema deste ano é: Universidade pública: ciência, cidadania e desenvolvimento social. Pretende-se refletir acerca da importância da universidade pública e de sua atuação na sociedade.

Programação – As atividades iniciarão no dia 13, no auditório Maria Lúcia Medeiros, a partir das 8 horas. A coordenação do campus de Bragança, a direção do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) e as direções das faculdades se apresentarão e darão as boas-vindas aos novos alunos. Em seguida, serão ministradas as aulas magnas pelos professores: Cristovam Diniz e Dário Rodrigues.

No dia 14, durante todo o dia, as faculdades realizarão oficinas com temáticas diversas. Os alunos poderão escolher de qual desejam participar e inscrever-se na mesa do credenciamento, durante o primeiro dia do evento. Nos demais dias, as atividades serão específicas para cada curso.

Trote – Os calouros também poderão participar do trote solidário e sustentável: Esse é o meu papel e doar os materiais (apostilas, livros, folhetos etc.) usados durante a sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, que ainda possam ser reaproveitados para estudar. A doação será destinada para os alunos do projeto de extensão cursinho popular Paulo Freire.

Durante a programação, os calouros terão a oportunidade de conhecer os Centros Acadêmicos (CAs), através dos seus representantes, que lhes explicarão o que é e como funcionam os CAs no campus de Bragança, além disso, poderão interagir com os alunos veteranos durante uma programação cultural, organizada com o intuito de promover a integração entre os estudantes.

O evento objetiva, dessa forma, acolher os novos alunos, orientando-os para que possam iniciar seu percurso acadêmico sem grandes dificuldades e consigam, dessa maneira, prosseguir com sucesso.

Acesse a programação geral aqui.

Oficinas (acesse a programação):

COMPOSTAGEM E JARDINS FUNCIONAIS

IDEAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL