Sobre o Curso Intercultural Indígena
CURSO LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA
COORDENADOR:
Prof. Dr. Érico Silva Alves Muniz
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ENDEREÇO E CONTATO:
Faculdade de História. Campus Universitário de Bragança
Alameda Leandro Ribeiro, s/n. Aldeia. Prédio Administrativo. 2º andar, Sala 22.
Bragança (PA). CEP: 68600-000
Fone: (91) 3201.7187
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de funcionamento: 8h às 12h e 14h às 18h
BREVE HISTÓRICO
Criado em 2024, o Curso Licenciatura Intercultural Indígena é ofertado através pela Faculdade de História do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará e integra o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no segmento PARFOR Equidade, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PARFOR Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.
OBJETIVOS DO CURSO
1) Formar, academicamente, os/as agentes sociais oriundos/as das comunidades indígenas para a docência na Educação Básica na concepção intercultural para a Educação Escolar Indígena, nos Níveis e Modalidades de Ensino (Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e Idosos), respectivamente;
2) Profissionalizar agentes sociais oriundos/as das comunidades indígenas na perspectiva intercultural para a Coordenação Pedagógica Escolar e Gestão de Unidades e Sistemas Escolares na Educação Básica da Educação Escolar Indígena;
3) Formar professores/as indígenas em seus contextos específicos para o fortalecimento de seus saberes, autodeterminação dos povos e a adequação dos currículos escolares indígenas em consonância com a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB n.º 5, de 22 de junho de 2012).
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
A Licenciatura Intercultural Indígena deve habilitar profissionais capazes de estarem situados/as e qualificados/as para dialogar, analisar e compreender os fenômenos educacionais, culturais e socioambientais em que o seu perfil deve contemplar:
1) Atuação como docente de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e nas modalidades Educação de Jovens e Adultos em contextos indígenas;
2) Coordenação Pedagógica nas Escolas da Educação Básica Indígenas;
3) Gestão Educacional de Unidades e Sistemas Escolares da Educação Básica em Escolas Indígenas;
4) Coordenação e Gestão Técnico-Pedagógica em Ambientes Não-Escolares Indígenas.
PRINCÍPIOS NORTEADORES
As Diretrizes Orientadoras para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena estão assentadas em cinco princípios: Educação Territorializada, Saberes Ancestrais, Intersaberes, Modos de Fazer e Educação dos Sentidos. Justificam-se estes princípios a partir do reconhecimento de que a epistemologia indígena se constrói na relação com os territórios e com os demais seres que os compõem, constituindo diversos sistemas complexos que organizam essas sociedades, dão sentido ao mundo, às suas existências e conformam suas intercriações simbólicas.
CARACTERÍSTICAS DO CURSO (local de funcionamento, forma de ingresso, número de vagas e polos, modalidade de oferta, título conferido, regime acadêmico e número de disciplinas).
Local de funcionamento: Faculdade de História. Campus Universitário de Bragança.
Polos: - Capitão Poço, Terra Indígena Alto Rio Guamá.
- Goianésia do Pará, Terra Indígena Barreirinha.
Forma de Ingresso: PSE (Processo Seletivo Especial) PARFOR Equidade UFPA.
Número de Vagas: 40 (quarenta).
Modalidade da Oferta: Integral (Intensivo).
Título oferecido: Licenciado em Licenciatura Intercultural Indígena.
Regime acadêmico de matrícula: seriado.
Número de disciplinas: 48 (quarenta e oito).