Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CBRAG - Eventos
Início do conteúdo da página

Eventos

  • II DIÁLOGOS SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.

    O Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST/SAEST) do Campus Universitário de Bragança realiza o II Diálogos sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior. O evento tem por objetivo discutir as políticas de acesso e permanência de pessoas com deficiência (PcD) no ensino superior e fornecer orientações didáticas, metodológicas e de acessibilidade para os docentes do campus. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2018 e contará com a participação da Prof. Dr. Arlete Marinho Gonçalves (Coordenadora da Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA-COACESS), que realizará a Conferência de Abertura, no dia 11/06 as 8:30hr, com o tema: A inclusão e a Acessibilidade no Ensino Superior: Aspectos Políticos e Legais.Além disso, o evento oferecerá duas oficinas de formação para os docentes do campus. A primeira será realizada no dia 11/06, das 14hr as 18hr, tendo como tema: Oficina Criativa sobre Adaptação de Material Didático para Alunos com Deficiência Visual. E será ministrada pelo Prof. Dr. João Elias Ferreira (IFPA-Tucuruí). A segunda oficina será realizada no dia 12/06, das 8hr as 12hr, e tem como tema: O Aluno com Deficiência: Ações de Inclusão no Ensino Superior. E será ministrada pela Prof. Dr. Neide Maria Fernandes (FACED-Campus de Bragança). A conferência de abertura do evento será aberta à comunidade acadêmica, porém as oficinas serão oferecidas apenas para os docentes do campus. Maiores informações sobre a inscrição no evento estão disponíveis no folder do mesmo.

    Acesso à programação

     

     
     
     
     
     
  • Lançamento do Livro "Diálogos Interculturais na Amazônia Oriental"

     

     
  • VIII Jornada de Letras

  • “20 anos de biologia: retrospectivas e perspectivas no nordeste paraense”

    O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Bragança foi implantado em 1997, através da política de interiorização da Universidade Federal do Pará, que pretendia formar professores no interior do Estado do Pará.

    As primeiras turmas, Bio 97 e Bio 98, funcionavam no regime intervalar e eram coordenadas pelo Centro de Ciências Biológicas em Belém. A partir de 1999, com a criação do Polo de Estudos Costeiros o curso passou a ser ofertado pelo Campus de Bragança e isso só foi possível devido a parceria estabelecida pela UFPA com o projeto MADAM (Manejo e Dinâmicas de Manguezais) em 1995. Entre as metas dessa parceria estava o aumento da capacidade científica na Região Norte do Brasil.

    Esse movimento provocou a necessidade de criação de um corpo docente próprio para continuação e fortalecimento das pesquisas iniciadas com o MADAM e consequente fortalecimento do Curso de Biologia.

    A partir de 1999 o curso passa a contar com dez professores (Horácio Schneider, Iracilda Sampaio, Claudia Tagliaro, Colin Beasley, Nelane Marques, Sandra Bastos, Moirah Menezes, Claudia Nunes, Leônidas Olegário e Cristiana Maciel) que em diferentes áreas da biologia foram nomeados para atuação no campus de Bragança.

    Este grupo de professores tinha a responsabilidade de mostrar que (segundo palavras do professor Cristovam Diniz – reitor da UFPA nessa época e um dos idealizadores dessa ideia) “era possível fazer pesquisa (e pesquisa de qualidade!) no interior do estado.” E foi assim que de um “matadouro em ruínas surgiu um laboratório de Genética!”.Em 2007, através da resolução 632/2007, foi criado o Instituto de Estudos Costeiros, que hoje integra além do curso de Licenciatura em Biologia, os Cursos de Graduação em Ciências Naturais e Engenharia de Pesca e o Programa de Pós Graduação em Biologia Ambiental.

    Assim, em 2017 o curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas em Bragança completa 20 anos de sua implantação. Por este motivo, o Centro Acadêmico de Biologia em parceria com a Faculdade de Ciências Biológicas, comemoram essa data através da realização desse evento que se intitula “20 anos de biologia: retrospectivas e perspectivas no nordeste paraense”. O evento contará com mesas redondas, palestras, oficinas e mostra de talentos.

    Nosso objetivo, em primeiro lugar, é proporcionar um espaço de integração entre as turmas do Curso de Ciências Biológicas e com isso motivar reflexões e debates acerca do perfil profissional que estamos formando. Esse também é um momento oportuno para pensarmos e discutirmos os desafios implicados em nossa formação dentro do cenário político e social da atualidade.

    Dessa forma, gostaríamos de convidar convidamos toda a comunidade acadêmica para participar conosco desse momento. Nosso evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na sala de videoconferência. Para encerrar o evento, com apoio da Diretoria de Extensão do Campus de Bragança, realizara-se uma & quot;Mostra de Talentos" cujas inscrições estão abertas a toda a comunidade acadêmica do campus até o dia 21.

     

    Inscrição no evento: https://goo.gl/forms/YCiglcB3ptjuU0s93

    Inscrição e detalhes sobre a mostra de talentos: https://goo.gl/forms/D1kjRQPQhR4C8fCr1

  • “Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto”

  • Assembleia Geral

    O Campus Universitário de Bragança promove uma Assembleia Geral com a Comunidade Acadêmica, na próxima segunda-feira, 26, às 9h, no auditório Maria Lúcia Medeiros, para falar sobre os cortes no Orçamento da educação superior e debater o Programa Future-se.

    Organizado pela reitoria da UFPA, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos lotaram o auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes na tarde do último dia 14, para debater o programa Future-se. O evento foi o ponto de partida de uma série de debates que deverão ocorrer internamente na UFPA antes da deliberação pelo Conselho Superior Universitário (Consun), ainda sem data marcada.

    A expectativa da Coordenação do CBRAG e da Direção do IECOS é aprofundar o debate entre professores, técnicos e alunos para que possamos decidir na Assembleia Geral um posicionamento do CBRAG e IECOS sobre o Programa Future-se.

     

  • Campus Universitário de Bragança e Instituto de Estudos Costeiros terão sessão de posse conjunta

    A Universidade Federal do Pará vai realizar a sessão de posse conjunta da coordenação e vice-coordenação do Campus Universitário de Bragança e da direção geral e direção adjunta do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) no dia 13 de janeiro de 2022. A solenidade será presencial, às 10h, no Auditório Maria Lúcia Medeiros, no Campus Universitário de Bragança.

    Para a coordenação do Campus serão reconduzidos o professor Francisco Pereira de Oliveira, como coordenador, e a professora Maria Roseane Corrêa Pinto Lima, que será a vice-coordenadora.

    A professora Moirah Paula Machado de Menezes será reconduzida como diretora geral do Instituto de Estudos Costeiros, sendo também empossada a professora Nelane do Socorro Marques da Silva, como diretora adjunta.

    O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva estarão presentes na cerimônia.

    Serviço:

    Sessão de posse da coordenação Campus Universitário de Bragança e da direção do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS)
    Data:13 de janeiro de 2022
    Horário: 10h
    Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros
    Endereço: Campus Universitário de Bragança - Alameda Leandro Ribeiro, s/n, Aldeia, Bragança, Pará.

    Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

  • Certificação dos discentes II FIEPEX

    CERTIFICADOS FIEPEX

  • Congresso Multiprofissional

    A Universidade Federal do Pará – Campus Bragança, a partir do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança abriu as inscrições para o CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DA REGIÃO DOS CAETÉS e V SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DA REGIÃO DOS CAETÉS, a ser realizado nos dias 04 e 05 de março de 2021, o evento será on-line através da ferramenta Google Meet. Conforme registrado pela organização do evento, o objetivo é “proporcionar a expansão dos conhecimentos inerentes aos avanços da saúde na Amazônia, e contribuir na efetiva capacitação dos participantes do nosso evento.” O programa de Residência Multiprofissional incentiva à participação no congresso de autores que queiram apresentar seus trabalhos científicos em um ambiente diverso, possibilitando assim a submissões de trabalhos nas seguintes categorias: Projeto de Pesquisa; Relato de Experiência; Revisão de Literatura; Trabalho Experimental; e, Relato de Caso. Para mais informações, inscrições e submissões de trabalhos acesse: https://linktr.ee/residenciasmc

  • Convite para a Aula de Dança

    A Diretoria de Extensão convida toda a comunidade acadêmica da UFPA - Campus Bragança para participar do Aulão de Dança Especial com o professor Wanderson Oliver que será realizado no Estacionamento do Prédio administrativo no dia 27 de outubro das 17:00 as 19:00 horas. Em comemoração ao dia do servidor, essa programação será aberta para todos que quiserem participar!

    Na ocasião será realizada venda de comidas típicas!

  • Convite para sessão de posse da coordenação do Campus Universitário de Bragança

  • Edital para Inscrição no II Seminário Acadêmico de História

    O II Seminário Acadêmico de História almeja a troca de experiências e resultados de projetos entre professores, pesquisadores e estudantes.

    O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança, Faculdade De História de Bragança, em especial o Centro Acadêmico de História - CAHIST, os quais estão empenhados em difundi-lo, contribuindo com ações para êxito deste evento. A importância do II SAH para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa é reconhecida por toda a instituição.

    O II Seminário Acadêmico de História é um evento de caráter estudantil que objetiva promover o diálogo, o debate e o incentivo de pesquisas voltadas para a Amazônia, dando assim a liberdade e disponibilidade dos discentes apresentarem suas pesquisas, desenvolvendo-as e apresentando à comunidade acadêmica. O evento será composto de sessões técnicas orais, apresentação de pôsteres e mesas redondas. Chamadas específicas para as diversas atividades do II SAH serão oportunamente divulgadas.

    Título: II Seminário Acadêmico de História – UFPA (Campus Bragança)

    Tema: Resistências na Amazônia: os desafios da inclusão na universidade para todos

    Local: UFPA - Campus Bragança  – (Bragança-Pará)
    Período: 21 e 22 de Novembro de 2019
    Promoção: Centro Acadêmico de História – CAHIST
    Apoio: Universidade Federal do Pará
    Faculdade de História de Bragança - FAHIST- BRAG.
     
    link para acessar o edital e a ficha de inscrição do evento.
     
     
    Acesse o Edital Aqui.
  • HABILITAÇÃO PS E SISU 2018

    Informamos que habilitação do SISU, 1° chamada, será realizada no dia 02.02.2018na sala do Laboratório  de Linguagens, no Prédio Administrativo, térreo, no horário da 8:00h às 12:00.

    Informamos ainda que a habilitação do PS 2018, 1° chamada, será no período de 20 a 22 de fevereiro de 2018 no Auditório Maria Lúcia Medeiros, no horário de 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

  • I Colóquio Internacional sobre a Cidade e Sociabilidades na Antiguidade

    O Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) e a Faculdade de Educação (FACED) do Campus Universitário de Bragança/UFPA, juntamente com o Laboratório de Estudos sobre o Império Romano do Programa de Pós-Graduação em História (LEIR/UFES), convidam à comunidade acadêmica e ao público em geral para o I Colóquio Internacional sobre a Cidade e Sociabilidades na Antiguidade,  ser realizado nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2017, no Campus Universitário de Bragança (UFPA).

    Trata-se de uma primeira iniciativa, na região amazônica brasileira, para a divulgação das pesquisas desenvolvidas no campo da História, Arqueologia em especial nas áreas de Antiga e Medieval.

    Desta forma, o evento pretende contribuir para a consolidação dos estudos e pesquisas sobre a Antiguidade e o Medievo desenvolvidos na região Norte do Brasil e para isso, conta com a participação de docentes de Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior, como da Universidade do Minho (Portugal).

    As inscrições para o evento serão realizadas a partir o dia 15 de novembro, nos seguintes locais:

    -Para alunos da Pós-Graduação – Secretaria do PPLSA, Bloco II, Sala 05.

    -Para alunos da Graduação e Professores da Rede Pública – Secretaria da Faculdade de Educação (FACED), Sala 16, 2º andar, Prédio Administrativo.

    A taxa de inscriçãofoi definida pela Comissão Organizadora do Evento para custear despesas com a programação nos seguintes valores:

    -Evento sem minicurso (CH: 30 horas): R$ 10,00;

    -Evento com minicurso (CH: 40 horas): R$ 20,00 (somente 80 vagas).

    O número de vagas é limitado a 200 inscrições e os certificados serão enviados eletronicamente via e-mail e não serão impressos.

    Programação do Evento

    Programação Mini curso

    Conferência Magna

  • I Seminário de Pesquisa sobre Trabalho, Educação, BNCC e Infâncias Bragantinas

     

    O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO - SESSÃO INFÂNCIAS tem a honra em convidar a comunidade acadêmica, professores da educação básica e demais profissionais, para participarem do I Seminário de Pesquisa sobre Trabalho, Educação, BNCC e Infâncias Bragantinas, que ocorrerá no dia 15 de junho de 2018, no Auditório Maria Lúcia Medeiros, Campus Universitário de Bragança-PA da Universidade Federal do Pará, sob a Coordenação dos Professores Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Dr. Gilmar Pereira da Silva, Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues e Dra Ana Paula Vieira e Souza.

    Inscrição de participação pelo endereço eletrônico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.),

    pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMK9PjicwC7ZWXzD7_HyTuY_35U8S5EXDyncHEsJ-oBQ_d_g/viewform  ou no prédio adm Sala 10, 1º andar.

  • I Seminário Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica

    Local:Auditório Maria Lúcia Medeiros – UFPA/Campus Bragança

    Data:19 e 20 de abril de 2023

     

     

    Entre os dias 19 e 20 de abril de 2023, a Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança promoverá o I Seminário Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica enquanto ação formativa transversalizada e integradora na cidade de Bragança (PA). Sob a organização da Faculdade de História (FAHIST) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM), em parceria com as demais subunidades do Campus Universitário de Bragança e com professores/as da Educação Básica, este seminário pretende estimular diálogos e reflexões sobre formação e prática docente na região bragantina.

    Logo, o evento visa ampliar as perspectivas para uma educação antirracista, emancipatória e inclusiva nas escolas, universidades e outros espaços de ensino-aprendizagem (formais e não formais), sensibilizando os/as futuros/as profissionais para atitudes comprometidas com o pensamento crítico e a formação cidadã no combate aos racismos, às intolerâncias e demais preconceitos em nossa sociedade. Tomando a comunidade escolar como primeiro (e principal) espaço para construção dialógica dessas experiências de liberdade, autonomia, equidade e respeito às diferenças a partir de práticas pedagógicas engajadas (e transgressoras), buscamos potencializar os debates públicos e uma reflexão coletiva sobre diversidade, interculturalidade e relações étnico-raciais entre a Universidade, as Escolas e a Comunidade.

    As discussões em torno deste evento coadunam-se também com um momento de reflexão geral sobre os 20 anos da Lei 10.639/2003 e os 15 anos da Lei 11.645/2008, as quais instituíram a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica e no Ensino Superior, sobretudo nos cursos de formação de professores/as. Diante disso, uma questão se coloca a todos e todas nós, professores e professoras: como estamos elaborando proposta de ensino que auxiliem na implementação dessas legislações para uma educação antirracista? E quais os limites, desafios e perspectivas que temos observado a partir de nosso ofício em sala de aula?

    Para responder essas e outras questões, o evento contará com quatro Rodas de Conversa que versarão sobre: “Relações étnico-raciais no ensino de História”, “Produção e uso de materiais didáticos na Educação Básica”, “NEABI e a Educação para as Relações Étnico-Raciais: perspectivas para formação de professores na região bragantina” e “Experiências desde o chão da escola”. Também teremos duas Conferências Magnas que serão ministradas pela Profa. Vera Arapiun, coordenadora da Educação Escolar Indígena da SEDUC-PA, e pela Profa. Maria Deusilene Melo, técnica da Coordenação de Igualdade Racial da SEDUC-PA. Além disso, na manhã do dia 19 de abril (às 9h), o GEIPAM promoverá um cine-debate com os/as estudantes da Educação Básica de Bragança sobre o documentário “Os Tembé: cidadãos brasileiros da floresta”.

    As inscrições são gratuitas. PARTICIPEM!

     

    Realizar inscrição: https://forms.gle/FcmwrhgMQBygpoTq5.

    Baixar folder com a programação completa

    Card/convite para o cine-debate (19/04 às 9h):

     

  • I Seminário Nacional em Tipologia de Língua de Sinais

    I SENTILS será realizado nos dia 19 e 20 de Janeiro.

    Informações do evento clique aqui.

  • I Seminário sobre Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais em Perspectivas Decoloniais e o I Cartografando Resistências no Pará: Histórias, Memórias, Tradições e Identidades

    O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), Coordenado pela Profª Drª Raquel Amorim dos Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança (SEMED), convidam para o I Seminário sobre Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais em Perspectivas Decoloniais e o I Cartografando Resistências no Pará: Histórias, Memórias, Tradições e Identidades.

    O Seminário tem por objetivo problematizar o debate em torno do Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais em perspectivas decoloniais, bem como aproximar a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN de seus associados na perspectiva de uma ação conjunta e de coparticipação, no intuito de conhecer, aproximar e criar redes de solidariedade entre os pesquisadores e a ABPN.

    Durante o evento será discutida a trajetória de trabalho e as atividades desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação (IFPA), Campus Universitário de Bragança, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Ambas as ações têm íntima relação com a educação para a diversidade e com os desafios para a concretização de uma escola cidadã e inclusiva.

    O evento ocorrerá no dia 23 de Novembro de 2017, horário de 8:00hrs às 18:00hrs, no Auditório Maria Lúcia Medeiros- UFPA, Campus Bragança. O evento destina-se a Graduandos, Professores e Pesquisadores da área.

    Inscrições pelo link https://goo.gl/o7tP8F

     

  • III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

    Desde 2006 o Campus de Bragança e o Instituto de Estudos Costeiros reúnem em evento integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão os trabalhos desenvolvidos por seus professores, alunos e técnicos. Dentre os objetivos principais desse evento podemos destacar o fortalecimento dos grupos de pesquisa e o estabelecimento de parcerias para realização de trabalhos conjuntos que possam congregar diferentes áreas do conhecimento.

    Esse ano o evento ocorrerá no período de 02 a 04 de outubro de 2018 e trazemos como novidade a mudança do nome, antes FIEPEX, para Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Essa modificação decorre das recomendações sugeridas pelas Pró Reitorias de Ensino (PROEG), Pesquisa (PROPESP) e Extensão (PROEX) que pela primeira vez farão apenas um evento para congregar as três áreas que constituem os pilares de nossa universidade.

    O tema central de nosso evento é: “O cenário político atual e as possibilidades de produção do conhecimento no Nordeste do Estado do Pará”. Buscamos com esse tema discutir o lugar da Universidade na atual conjuntura, que ameaça com cortes de verbas e desqualifica o papel formador e gerador de conhecimento da universidade pública. Nossos desafios são muitos, entre eles, citamos: 1) enfrentar com resistência e ousadia o capital, que ameaça os direitos dos povos tradicionais e nações indígenas, que vê a Amazônia e sua biodiversidade como mercadoria, desconsiderando seu patrimônio cultural e banco genético como importante recurso para a qualidade de vida da humanidade e das futuras gerações; 2) combater políticas que retrocedem na garantiam dos direitos à terra, à soberania dos povos, aos conhecimentos tradicionais e à salvaguarda da biodiversidade amazônica; 3) garantir uma educação pública de qualidade com ciência e tecnologia voltada para atender às necessidades locais.

    Entendemos que a conjuntura atual nos obrigada ao diálogo, ao estabelecimento de parcerias e alianças e nos fortalece para o enfrentamento e resistência às ameaças que o cenário político nos apresenta.

    O SIEPE contará com conferências, mesas redondas, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos nas modalidades: comunicação oral e pôster. Os professores e técnicos serão reunidos em mesas redondas de acordo com as áreas em que atuam. Também podem inscrever minicursos, oficinas ou conferências. Todos os trabalhos de alunos bolsistas e voluntários serão
    apresentados na forma de comunicação oral ou pôster. A seguir organizamos as normas para formatação dos trabalhos a serem apresentados no evento.

    Orientações para submissão de trabalho

    Programação das Apresentações  dos Trabalhos

     

  • Inscrições abertas para o VI Prêmio Proex de Arte e Cultura

    Com o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico e cultural na Amazônia, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), mantém aberto o edital do VI Prêmio Proex de Arte e Cultura. Neste sentido, a Pró-Reitoria busca reconhecer a produção artístico-cultural do Pará como forma de conhecimento, além de promover a institucionalização da extensão na UFPA.

    Podem participar do prêmio professores, técnicos-administrativos e alunos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e educação básica da UFPA. Contudo é necessária a aprovação prévia das unidades acadêmicas de origem dos candidatos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 18 de outubro no site da Proex.

    Mais informações

Fim do conteúdo da página