Secretaria Integrada de Graduação (SIGrad)
A SIGrad

- Histórico
A Secretaria Integrada de Graduação do Campus Universitário de Bragança (SIGrad/CBRAG) entrou em funcionamento em março de 2018, após aprovação no Conselho Deliberativo do Campus, com o propósito de centralizar em uma única divisão administrativa as secretarias dos cursos de Graduação em História, Letras - Inglês, Letras - Português, Matemática e Pedagogia.
Entre os vários aspectos positivos da implantação da SIGrad, destacamos os seguintes:
- Padronização, digitalização e racionalização no atendimento e nos procedimentos acadêmicos dos cursos;
- Acessibilidade para os discentes, uma vez que a SIGrad funciona no térreo do prédio Profa. Maria de Lima Gomes;
- Otimização de recursos de materiais e instalações físicas;
- Maior interação e troca de experiências entre os servidores;
- Possibilidade de substituição de servidores, em suas faltas e impedimentos.
- Apresentação
A SIGrad é uma Subunidade Acadêmica-Administrativa vinculada à Coordenação Acadêmica do Campus Universitário de Bragança. É subunidade de natureza técnica e de apoio acadêmico-administrativo aos cursos de Graduação em História, Letras - Inglês, Letras - Português, Matemática e Pedagogia, sendo responsável pelo (a):
- Atendimento aos alunos e docentes, em nível de Graduação;
- Assessoria aos Coordenadores dos Cursos de Graduação nas atividades técnico-administrativa;
- Processamento das demandas dos discentes, docentes e coordenadores de Cursos.
- Missão
“Gerenciar o atendimento acadêmico e assessorar as atividades-meio prezando sempre pelo profissionalismo, inovação e efetividade."
- Visão
“Gerir com excelência o atendimento acadêmico se tornando referência na UFPA, enquanto Secretaria Acadêmica, agindo com ética, celeridade e transparência.”
Serviços
📍Localização:
Prédio Profa. Maria de Lima Gomes - Térreo,
Campus Universitário de Bragança
Alameda Leandro Ribeiro, S/N, Aldeia.
⏰ Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta, de 8 h às 12 h e de 14 h às 18 h.
Canais de Atendimento:
Telefone: (91) 3201-7177
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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Serviços:
- Atender os alunos e docentes e assessorar os Coordenadores dos cursos de Graduação vinculados às Faculdades de Educação, História, Letras, Línguas Estrangeiras e Matemática;
- Receber, tramitar e acompanhar as solicitações requeridas pelos alunos através do Sistema de Atendimento Sagitta;
- Ofertar as componentes curriculares no SIGAA, quando requerida pelas Direções das Faculdades, e demais procedimentos associados;
- Matricular os alunos ingressantes nas componentes curriculares do 1º semestre do Curso;
- Matricular os alunos em atividades do tipo Estágio, TCC e Atividades Complementares;
- Acompanhar o processo de matrícula, realizadas pelos discentes no SIGAA;
- Solicitar matrículas compulsórias/extemporâneas, fora do prazo definido pelo Calendário Acadêmico;
- Emitir documentos de sua competência;
- Solicitar, acompanhar e entregar Diplomas de Graduação;
- Assessorar os Diretores de Faculdades nas demandas de natureza administrativa;
- Secretariar as Reuniões Deliberativas dos Conselhos das Faculdades;
- Secretariar as Colações de Grau, na condição de substituto do Secretário Executivo.
Secretários
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Bruno Hilário da Silveira Alves Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
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Requerimentos e Fluxos
Dispensa do aluno de disciplinas do currículo de seu curso atual por equivalência com disciplinas cursadas com aprovação, em nível de Graduação, em outro Curso da UFPA ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES). Formulário: On-line | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 30 dias úteis Abono de faltas dentro das hipóteses legais de abono. Formulário: On-line | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 15 dias úteis Oportunidade oferecida ao discente que não obteve conceito à aprovação na Atividade Curricular, mas com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). Formulário: On-line | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 15 dias úteis Solicitação quando o discente não concorda com a correção das avaliações aplicadas pelo professor. Formulário: On-line | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 60 dias úteis Realização de segunda chamada quando o discente que, por impedimento legal, doença atestada por serviço médico de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovado, faltar a um momento de verificação de aprendizagem. Formulário: On-line | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 15 dias úteis Tratamento excepcional dado aos alunos que se enquadram nos seguintes casos: a) à aluna gestante que, por ordem médica, esteja impedida de frequentar as atividades acadêmicas; b) ao discente com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições caracterizadas por incapacidade física, incompatível com a frequência normal às atividades acadêmicas; c) ao discente portador de necessidades educativas especiais, quando não for possível sua integração ao ambiente acadêmico. d) A Resolução CONSEPE nº. 5.799, de 19.09.2024 (Alterada pela Resolução N. 5.824/2024), que "regulamenta o Regime Acadêmico Diferenciado para Inclusão e Permanência de Estudantes de Graduação (RADIP-EG) da Universidade Federal do Pará (UFPA)"- flexibiliza regras do Regulamento da Graduação para o exercício domiciliar para os casos de estudantes: Formulário: On-line |Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 60 dias úteis Destina-se aos discentes que não conseguiram efetuar sua solicitação de matrícula online no prazo ou que desejam cancelar a matrícula em alguma disciplina específica. Formulário: On-line | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 15 dias úteis Destina-se a alunos que vão acompanhar outra turma compatível com seu percurso acadêmico em virtude de ficarem desblocados ou através de processo de permuta de vagas com outro discente. Formulário: On-line | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 5 a 15 dias úteis Destina-se a alunos que vão acompanhar outra turma com outro PPC vigente em virtude de não existir mais turma do seu PPC em funcionamento ou compatível com seu bloco. Formulário: On-line (criar no sagitta) | Visualizar Procedimento | Fluxograma | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: Enviar versão final do TCC com todas as correções solicitadas pela banca avaliadora, juntamente com os demais documentos, no prazo definido pela Faculdade. Formulário: On-line | Visualizar Procedimento (em breve) | Fluxograma (em breve) | Perguntas Frequentes Prazo Estimado de atendimento: 1 a 60 dias úteis Orientações: O envio da versão final de TCC é obrigatório, a depender da modalidade de trabalho. O(a) discente deverá realizar o envio por meio da abertura de uma Chamada Sagitta, incluindo o(a) Orientador(a) como Co-Solicitante, seguindo o caminho: CBRAG >> SIGrad - Secretaria Integrada de Graduação >> Trabalho de Conclusão de Curso - TCC >> Enviar Versão Final de TCC: 📂 Documentos obrigatórios para anexar: 1️⃣ Arquivo único em PDF da versão final do TCC, formatado conforme ABNT e seguindo o Guia de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da UFPA; Observações: -Incluir o (a) Orientador (a) como Co-Solicitante na Chamada. Formulário: On-line A SIGrad emite os seguintes documentos:
I – com doenças raras e crônicas/graves, progressivas, com comprovada dificuldade de permanência nas atividades;
II – com transtornos mentais graves e persistentes, com comprovada dificuldade de permanência nas atividades acadêmicas;
III – com deficiência, quando não for possível sua integração ao ambiente acadêmico, de forma temporária e excepcional;
IV – gestantes (a partir do 8º mês ou em casos de gravidez de risco) e puérperas (durante quatro meses) que, por ordem médica, estejam impedidas de frequentar as atividades acadêmicas presenciais e obrigatórias e;
V – mães e pais de filhos(as) com deficiência, com doenças raras e crônicas, com transtornos mentais graves e com transtornos do neurodesenvolvimento.
2️⃣ Ata de Defesa de TCC, assinada pelos membros da banca com conceito obtido;
3️⃣ Autorização para Entrega da Versão Final, assinada pelo(a) Orientador(a) via Gov.br;
4️⃣ Termo de Autorização e Declaração de Autoria para publicação no Portal Institucional de Acesso Aberto da UFPA, assinado via Gov.br. Havendo mais de um autor, cada um deve assinar via Gov.br. - no campo a partir de qual data esse documento pode ser disponibilizado, sugerimos deixar em branco ou colocar a mesma data da assinatura;
-Não enviar arquivos em forma de imagem ou fotos de celular. Utilizem aplicativos de digitalização (Ex: CamScanner ou Tiny Scanner);
-O lançamento do conceito do TCC está condicionado à entrega da Versão Final.
Documentos
- Modelo de Plano de Estudos Especial para Exercício/Regime Domiciliar de Discente
- Modelo de Procuração Específica para Retirada de Diploma e Histórico na SIGrad
- Modelo de Procuração para Colação de Grau
- Autorização do(a) Orientador(a) para Entrega da Versão Final de TCC
- Termo de Autorização e Declaração de Autoria para publicação no Portal Institucional de Acesso Aberto da UFPA
- Guia de Trabalhos Acadêmicos UFPA
- Calendário Acadêmico UFPA
- Logotipo da SIGrad
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