Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota de Agradecimento

Acessos: 628

Eleições no Campus de Bragança, 2017.

No processo eleitoral de 2017 tivemos um aumento no número de eleitores, o que pode ser creditado ao uso do sistema de votação on-line, o SIG-ELEIÇÃO. Em 2013, quando o pleito foi feito da forma tradicional, com o uso da urna física os números foram os seguintes: 363 votantes de um universo de 2.554 eleitores, sendo 66 docentes (64%); 26 técnicos (96%) e 266 discentes (11%) do total de aptos a votar em cada categoria. Em 2017 o universo de eleitores foi 3.030. O número de votantes foi de 1.324, sendo assim distribuídos: 105 docentes (93%); 30 técnicos (100%); e 1.180 discentes (41%), do total de aptos a votar em cada categoria.

Os números mostram um aumento no número de votantes tanto na categoria docente como na categoria discente, respectivamente de 59% e 343%. Este último número mais surpreendente ainda. Estudantes de todas as áreas de abrangência do Campus de Bragança (cerca de 18 municípios da Região dos Caetés) puderam votar. O que é significativo, pois, o acesso a muitos desses lugares, dificulta a logística para montar sessões eleitorais, mobilizar equipes, onerando os custos do processo.

Tais dados demonstram o sucesso e principalmente o aspecto democrático do sistema on-line, visto que possibilita que um grande número de pessoas possa votar, mesmo estando distante de seu local de trabalho ou estudo.

Neste aspecto, cabem nossos agradecimentos ao CTIC pela lisura, segurança e apoio logístico, antes, durante e depois do pleito.

Nossos agradecimentos à comunidade acadêmica do Campus de Bragança, que atendeu ao chamado dos candidatos e participou deste processo.

Coordenação do Campus de Bragança

Fim do conteúdo da página