Faculdade de Letras (FALE)
Histórico

O curso de Letras existe desde que foi implantada a Universidade Federal do Pará, em 1987, em Bragança. Junto, à época, com História, Matemática e Pedagogia, o curso de Letras veio passando por modificações, sobretudo na sua forma de oferta e na sua matriz curricular. O campus de Bragança, também, passou por diversas mudanças que acabaram por torná-lo o que é hoje. Tivemos a implantação dos cursos de Engenharia de Pesca, Licenciatura em Biologia e, mais recentemente dos cursos de Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Ciências Naturais e Licenciatura em Língua Inglesa. O Campus Universitário de Bragança possui, ainda, um programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (mestrado e doutorado), além do Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, ligado à Faculdade de Letras.
Graduação
Licenciatura em Letras - Português
Sobre o Curso
• Organização Curricular: O currículo do curso organiza-se em quatro (4) núcleos : Núcleo de Estudos de formação geral (885 horas), Núcleo de Aprofundamento dos conteúdos específicos (1605 horas), Núcleo de Atividades acadêmicas de extensão (330 horas) e Núcleo de Estágio curricular supervisionado (405 horas).
• Áreas de Atuação: O(a) Licenciado(a) em Letras - Português poderá exercer a docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, em escolas técnicas, entre outras instituições de ensino, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, e demais ambientes de trabalho acadêmico-científicas e culturais em que este profissional seja requisitado.
Perfil Profissional do Egresso: O(A) licenciado(a) em Letras - Português deve dominar conhecimentos teórico-práticos sólidos sobre língua materna, abrangendo sua estrutura, funcionamento, variação sociocultural e suas literaturas. Essa formação o habilita a exercer sua práxis de forma interdisciplinar, refletindo criticamente sobre temas e questões relevantes ao seu exercício profissional, em diálogo com a realidade nos aspectos históricos, sociais e culturais. Além disso, o(a) profissional deve reconhecer a instituição educativa como uma organização complexa, voltada para a promoção da educação para e na cidadania, desenvolvendo competências que o(a) habilitem a dialogar com múltiplas áreas do conhecimento e integrar novas tecnologias em sua prática. Nesse contexto, o(a) licenciado(a) em Letras - Português deve ser comprometido(a) com os valores que sustentam uma sociedade democrática. É fundamental que ele(ela) desenvolva uma prática educativa que considere as características dos(as) alunos(as) e seu meio social, estabelecendo conexões com o mundo contemporâneo. Deve ainda estar atento(a) à diversidade da sala de aula, considerando a presença de educandos(as) com deficiência, bem como as diferentes realidades culturais, étnico-raciais, de gênero, orientação sexual, condições socioeconômicas e estilos de aprendizagem. Para todos esses grupos, será necessário elaborar estratégias didáticas inclusivas que favoreçam a participação e o desenvolvimento de cada estudante no processo de ensino-aprendizagem. O(A) egresso(a) precisa, portanto, ter um conhecimento abrangente, não apenas dos conceitos específicos relacionados às etapas da educação básica, mas também de questões culturais, sociais e econômicas que permeiam a docência, sempre promovendo a articulação interdisciplinar. Para isso, deve utilizar estratégias diversificadas na formulação de propostas de intervenção pedagógica que sejam ajustadas ao nível de desenvolvimento dos(as) educandos(as), aos objetivos das atividades e às particularidades dos conceitos de cada etapa educacional. Além disso, o(a) egresso(a) deve compreender a pesquisa como um processo contínuo, essencial para a construção de conhecimentos linguísticos e literários e para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Essa compreensão deve ser uma característica do perfil do(a) profissional, permitindo-lhe desenvolver uma postura crítica e reflexiva sobre o ensino, adaptando suas metodologias às necessidades dos(as) alunos(as) e às demandas da sociedade. Ele(ela) deve gerenciar seu desenvolvimento profissional de forma autônoma, por meio de formação contínua e utilizando diferentes fontes e veículos de informação. A capacidade de empregar recursos tecnológicos atuais é igualmente importante para o desempenho de suas atividades e para o seu crescimento profissional. Em suma, o(a) egresso(a) do curso desta licenciatura é um profissional formado para atuar de forma crítica e reflexiva no ensino da Língua Portuguesa, comprometido com a inclusão e a formação de cidadãos/cidadãs participativos(as) e conscientes de seu papel na sociedade.
Características gerais do curso:
• Forma de Ingresso: Processo Seletivo Anual da UFPA
• Número de Vagas: 40
• Turno de Funcionamento: Matutino, Noturno e Integral
• Modalidade de Oferta: Presencial
• Título conferido: Licenciado(a) em Letras - Português
• Duração Mínima: 4 anos no regime extensivo matutino e 4,5 anos no regime extensivo noturno e intensivo.
• Duração Máxima: 6 anos no regime extensivo matutino e 6,5 anos no regime extensivo noturno e intensivo.
• Carga Horária: 3300 horas.
• Período Letivo: Extensivo e Intensivo
• Regime Acadêmico: Seriado
• Forma de oferta de atividades: Modular e Paralela.
• Avaliação Interna: AVALIA
• Avaliação Externa: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
• Código INEP: 114874
• Ato de Criação: Decreto n. 35.456 de 04 de maio de 1954
• Ato de Reconhecimento: Resolução nº 1.355 de 03 de fevereiro de 1986
• Ato de Renovação: Portaria SERES/MEC nº 143, 18/02/2021. D.O.U.: 19/02/2021
Estrutura Curricular
• Letras - Português - Noturno (PPC atual)
• Letras - Português - Matutino (PPC 2019)
• Letras - Português - Noturno (PPC 2019)
Direção
Site: Acesse Aqui!
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Telefone: (91) 3201-7191
Local: Sala xx, Térreo, Prédio Administrativo
Diretor: Prof. Dr. Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Junior
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Lattes: Acessar Currículo
Vice-Diretora: Profa. Dra. Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa
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Lattes: Acessar Currículo
Secretário: Me. Miguel Pereira de Sousa
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Coordenadora de Estágio: Profa. Dra. Maria da Conceição Azevêdo
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Docentes
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Docente |
Titulação |
Vinculo |
CH - Regime de Trabalho |
Lattes |
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Alessandra Fabrícia Conde da Silva |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Junior |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Everton Luis Farias Teixeira |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Jair Francisco Cecim da Silva |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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|
Liliane Batista Barros |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Maria da Conceição Azevêdo |
Mestrado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Maria Helena Rodrigues Chaves |
Mestre |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Rodrigo Milhomem de Moura |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Rosa Helena Sousa de Oliveira |
Mestre |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Sérgio Wellington Freire Chaves |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
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Tabita Fernandes da Silva |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
Infraestrutura
GRUPOS DE ESTUDO E PESQUISA:

DIRE – Pesquisa em Discurso e Relações de Poder
Coordenador(a): Profa. Dra. Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa
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Repercussões dos trabalhos do grupo: O Grupo de Pesquisa em Discurso e Relações de Poder (DIRE), desde 2017, concentra-se na análise de discursos sobre questões sociais, com ênfase em gênero, raça, etnia e classe social, utilizando abordagens interdisciplinares e engajamento social. Seus projetos exploram a complexidade das relações de poder e violência e, emglobando tanto graduandos quanto mestrandos, visa contribuir para uma compreensão mais profunda das dinâmicas discursivas que permeiam a sociedade contemporânea. Como forma de compartilhamento de experiência de pesquisa e promoção de diálogo, promove o Seminário de Pesquisa Discurso e Relações de Poder (SEDIRE), cuja realização, após duas edições (2017 e 2018), passou a ocorre a cada 2 anos.
Link do Diretório do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6254215622028467

SERLI – XXXXX
Coordenador(a): XXXXX
Contato do grupo: xxxxxxxx
Repercussões dos trabalhos do grupo: xxxxxxxx.
Link do Diretório do Grupo: xxxxxx

NESA – Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia
Coordenador(a): Profa. Dra. Alessandra Fabrícia Conde da Silva
Contato do grupo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Website: https://nesa.ufpa.br/
Repercussões dos trabalhos do grupo: O Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia voltado para o desenvolvimento de pesquisas na graduação e na pós-graduação é formado por professores de diversas áreas do conhecimento que têm, como objeto de pesquisa, investigações sobre a presença dos judeus na Amazônia. Este grupo pretende coadunar pesquisas sobre a língua, a cultura, a história e a literatura, referentes aos judeus, enfocando os processos de tradução cultural, situações de contato linguístico geradas em decorrência da presença judaica na Amazônia, relações de identidade e as suas práticas sociais. Busca-se divulgar e promover a literatura produzida por escritores judeus ou descendentes, radicados na Amazônia, bem como dar relevo à contribuição cultural judaica na Amazônia.
Link do Diretório do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6254215622028467
GEPELF– XXXXX
Coordenador(a): XXXXX
Contato do grupo: xxxxxxxx
Repercussões dos trabalhos do grupo: xxxxxxxx.
Link do Diretório do Grupo: xxxxxx
VARIAMO – Variação linguística na Amazônia Oriental
Coordenador(a): Prof. Dr. Jair Francisco Cecim da Silva
Contato do grupo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link do Diretório do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7036174176299750
LABORATÓRIOS:
Documentos
- Regimento Interno da FALE
- PPC Letras Portugês a partir de 2024 / Resolução CONSEPE nº. 5837/2024 / Ementas
- PPC Língua Portuguesa 2019 a 2023 / Resolução CONSEPE nº. 5065/2018 / Ementas assinadas SIPAC
- PPC Língua Portuguesa 2013 a 2018 / Ementas assinadas SIPAC
- PPC Língua Portuguesa 2004 a 2012 / Ementas assinadas SIPAC
- Normativa sobre TCC
- Instrução Normativa sobre Estágio Supervisionado
- Normativa Sobre Atividades Complementares