Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST)
Histórico

O primeiro curso de Licenciatura em Letras em Bragança foi implantado em 1987. Tratava-se de curso de Letras Língua Portuguesa, na modalidade intensiva, que passou a funcionar como extensivo em 1993, a partir da contratação de três professores para o campus. Apesar de algumas disciplinas ainda continuarem a ser ministradas por professores do Campus de Belém, de onde o curso passou a ser flexibilizado em 1987. Com a identificação da necessidade local de profissionais qualificados em outras línguas, em 2006, no campus de Bragança, forma-se a primeira turma de Letras Língua Inglesa, na modalidade intensiva, em parceria com o campus de Soure. Essa ação deu início ao atendimento à crescente demanda existente na região. Não obstante, avaliou-se que a criação de um curso de licenciatura em Letras na modalidade extensiva viabilizaria, em maior proporção, a qualificação de profissionais para atuarem tanto no ensino de línguas quanto em outros setores que essa formação possibilita.
Graduação
Licenciatura em Letras - Inglês
Sobre o Curso
• Organização Curricular: O currículo do curso organiza-se por três (3) núcleos: Núcleo Básico (1.365 horas), Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos (1.635 horas) e Núcleo de Estudos Integradores (200 horas).
• Áreas de atuação: O Licenciado em Letras - Língua Inglesa poderá exercer a docência no ensino fundamental e médio em instituições públicas e privadas, em cursos livres de idiomas, em escolas técnicas, entre outros ambientes educacionais.
• Perfil Profissional do Egresso: formar futuros profissionais em Língua Estrangeira, bem como cidadãos engajados no fazer social, de maneira mais completa e significativa percebendo a língua alvo como instrumento de inclusão no mundo globalizado e de seu compromisso com os fundamentos pedagógicos de sua formação docente.
Características gerais do curso:
• Forma de Ingresso: Processo Seletivo Anual da UFPA
• Número de Vagas: 30
• Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno
• Modalidade de Oferta: Presencial
• Título conferido: Licenciado (a) em Letras - Inglês
• Duração Mínima: 4 anos (Matutino) ou 4,5 anos (Noturno)
• Duração Máxima: 6 anos (Matutino) ou 6,5 anos (Noturno)
• Carga Horária: 3200 horas.
• Período Letivo: Extensivo
• Regime Acadêmico: Seriado
• Forma de oferta de atividades: Modular.
• Avaliação Interna: AVALIA
• Avaliação Externa: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
• Código INEP: 114875
• Ato de Autorização/Criação: Resolução CONSEPE/UFPA nº 3.742-A de 18 de agosto de 2008
• Ato de Renovação: Portaria SERES/MEC nº 154, 21/06/2023. D.O.U.: 22/06/2023
Direção
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone/WhatsApp: (91) 3201-7188
Site: https://falestbraganca.ufpa.br/
Local: Sala 21, 2º andar, Prédio Administrativo
Diretor: Prof. Me. Marcus Alexandre Carvalho
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes: Acessar Currículo
Vice-Diretor: Prof. Dr. Rafael de Souza Timmermann
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes: Acessar Currículo
Secretário:
E-mail:
Coordenadora de Estágio: Profa. Dra. Kelly Cristina Marques Gaignoux
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Docentes
|
Docente |
Titulação |
Vinculo |
CH - Regime de Trabalho |
Lattes |
|
Ana Lilia Carvalho Rocha |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
|
|
Ana Mabell Seixas Alves Santos |
Mestrado |
Substituto(a) |
40H - Tempo Integral |
|
|
Ewerton Gleison Lopes Branco |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
|
|
Gustavo Reis Goncalves |
Mestrado |
Substituto(a) |
40H - Tempo Integral |
|
|
Kelly Cristina Marques Gaignoux |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
|
|
Leila Saraiva Mota |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
|
|
Marcus Alexandre Carvalho de Souza |
Mestrado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
|
|
Rafael de Souza Timmermann |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
|
|
Ricardo Regis de Almeida |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
|
|
Silvia Helena Benchimol Barros |
Doutorado |
Efetivo(a) |
40H - Dedicação Exclusiva |
Infraestrutura
GRUPOS DE ESTUDO E PESQUISA:
- TEMPO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores de Inglês
Coordenador(a): Profa. Dra. Kelly Cristina Marques Gaignoux
Contato do grupo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Repercussões dos trabalhos do grupo: Este grupo busca desenvolver estudos e reflexões na área de ensino e formação de professores de inglês e tem como referência teórica, principalmente, as contribuições advindas de dois campos: Educação e Linguística Aplicada. Ao abordar questões envolvendo o ensino e a formação de professores de inglês entendemos que as construções relacionadas à identidade docente bem como aos processos das práticas pedagógicas exigem um tempo de amadurecimento que, na maioria das vezes, ocorre de forma não linear. Da mesma forma, entendemos que alcançar a complexidade das atividades dos professores requer tempo para compreender como e por que tais escolhas são feitas e o que isso pode implicar em seu desenvolvimento. Entre os temas abordados pelo grupo estão: identidade docente, estágio supervisionado, emoções, crenças e agência de professores, competências formadoras , educação linguística e tecnologias, inovação nas práticas pedagógicas docentes.
Link do Diretório do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9823436390548031
LABORATÓRIOS:

- LABLIN - Laboratório de Linguagens
O Laboratório de Linguagem está vinculado à Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST). O espaço foi idealizado para proporcionar ao futuro professor de Língua Inglesa a construção de uma identidade profissional pautada na sua realidade espaço-temporal que lhe propicie, entre outras coisas:
(a) A aquisição de habilidades e competências para atuar de maneira eficiente nos mais diferentes níveis e interfaces a educação;
(b) O desenvolvimento de sua autonomia com ênfase em ações de formação continuada;
c) Domine os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
(d) Identifique questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, seja competente no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e;
(e) Saiba usar efetivamente as diferentes variedades da Língua Estrangeira e reconhecer o objeto de seu estudo nas modalidades oral e escrita, em diferentes situações de interlocução, levando em conta as condições de produção do discurso.
Coordenador: Prof. Me. Marcus Alexandre Carvalho de Souza
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Kelly Cristina Marques Gaignoux
Localização: Prédio Administrativo - Térreo.
Site: Acesse aqui!
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- LELIN - Laboratório de Ensino e Formação de Professores de Língua Inglesa
Este Laboratório tem como missão contribuir, colaborar, dinamizar e fortalecer a formação de professores de língua inglesa, da Universidade Federal do Pará, do Campus Universitário de Bragança, integrando as ações de ensino das atividades curriculares com os estágios supervisionados e com ações vinculadas ao LELIN. As ações a serem realizadas no laboratório deverão propiciar as seguintes melhorias no ensino e na aprendizagem dos futuros professores:
a)Conhecer diferentes formas de utilização de ferramentas digitais voltadas para o ensino;
b) Desenvolver materiais didáticos de acordo com as orientações da BNCC;
c) Desenvolver objetos de aprendizagem;
d) Planejar, organizar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
e) Ler e compreender a BNCC;
f) Compreender a construção dos saberes docentes resultantes da prática pedagógica;
g)Selecionar e avaliar atividades de ensino-aprendizagem de inglês nos livros didáticos;
h) Ampliar o conhecimento acerca das quatro habilidades voltadas para o ensino-aprendizagem da língua;
i) Explorar diferentes maneiras de ensinar a língua;
j) Conhecer outros modelos de ensino para além da sala de aula;
k) Compreender e avaliar suas crenças sobre ensinar e aprender a língua;
l) Saber buscar novas informações;
m) Coletar e analisar dados relacionados ao ensino da língua;
n) Compreender a importância da técnica de observação na sala de aula;
o) Aprender a construir questionários de pesquisa sobre ensino
Coordenadora: Profa. Dra. Kelly Cristina Marques Gaignoux
Localização: Prédio Profa. Maria Gomes, Sala A5, 1° Andar.
Site: Acesse aqui!
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Documentos
- Regimento Interno da FALEST
- Calendário de Aulas
- PPC Letras - Língua Inglesa 2019 e Resolução CONSEPE nº. 5221/2019
- PPC Letras - Língua Inglesa 2012
- Atividades acadêmico-culturais que podem ser contabilizadas e Formulário de Envio das Atividades acadêmico-culturais
- Regulamento do TCC - FALEST
- Ficha de Avaliação de TCC
Redes Sociais