Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria de imagens utilizando conteúdo padrão do joomla > Últimas notícias > Abertas as inscrições para o Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF)
Início do conteúdo da página

UFPA concede diploma de mérito a formandos com Coeficiente de Rendimento Geral acima de 9

Acessos: 282

láurea acadêmica portal

Conquistar o tão sonhado diploma em seu curso é um dos maiores desejos dos universitários, e a partir de agora, além de conceder o diploma do curso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) também vai conceder um diploma de mérito, denominado de Láurea Acadêmica, para alunos que, entre outros feitos, terminarem o curso com o Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) acima de 9.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, diz que a ideia é premiar os estudantes que obtiverem um desempenho de destaque durante o curso. O professor também explica que a iniciativa surge para uniformizar esse tipo de premiação, que já era realizada por alguns Institutos e Faculdades de maneira isolada. “São iniciativas que já existem, mas desencontradas e diferentes, que não seguem os mesmos critérios. Então, com a criação da Láurea Acadêmica, nós estamos estabelecendo critérios únicos para a Instituição”, detalha.

O pró-reitor ressalta que a certificação irá agregar valor ao diploma do aluno em processos seletivos de pós-graduação, por exemplo, além de valorizar a formação do profissional no mercado de trabalho. “Para qualquer esfera de atuação desse aluno, nós acreditamos que a Láurea Acadêmica se torna um diferencial importante.”

Critérios - Além de ter o CRG igual ou superior a 9, o aluno também precisará alcançar os seguintes critérios: não ter nenhuma reprovação; ter realizado 75% dos créditos do curso na UFPA; concluir a graduação no tempo previsto pelo Projeto Pedagógico do Curso, exceto quando o aluno estudar um ou mais períodos em instituições conveniadas no Brasil ou no exterior; e ter participado de programas de ensino ou projetos de pesquisa ou extensão.

Edmar Costa explica que a participação em programas de pesquisa, ensino ou extensão é importante para a formação do aluno e, por isso, se tornou um dos critérios de concessão da Láurea Acadêmica.  “É muito difícil que um aluno tenha destaque na graduação sem se envolver em outras atividades no tripé de sustentação da Universidade: ensino, pesquisa e extensão”, frisa.

Os alunos de todos os cursos de todos os campi da UFPA podem receber a Láurea Acadêmica, que será entregue na mesma cerimônia de entrega do diploma de graduação. A Resolução já está em vigor, portanto, a partir de agora, as Láureas Acadêmicas já podem ser entregues em cerimônias solenes de Colação de Grau. 

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom

Fim do conteúdo da página