Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Confira como adotar medidas preventivas contra o coronavírus ao realizar compras no mercado

Escrito por Vandelson Oliveira | Acessos: 412

Em tempos de pandemia, é importante ficar de olho na higiene e na segurança, e evitar levar para dentro de casa itens que possam carregar qualquer tipo de contaminação. Entretanto não dá para evitar ir ao mercado e comprar mantimentos, e por isso é necessário tomar medidas de segurança durante as compras e realizar a higienização dos produtos assim que chegar a casa.

Ao ir ao mercado, é necessário se manter distante das outras pessoas, para evitar contágio e transmissão pelo vírus. Se possível, manter uma distância de um metro e meio a dois metros de outros clientes e ter prudência ao retornar para casa.

“O mais importante, quando tivermos que ir ao mercado, é tomar cuidado na nossa própria casa, quando retornarmos. Na rua, estamos expostos, então quando voltarmos, temos que deixar os sapatos na porta e colocar em uma sacola. Além de lavar as roupas e os sapatos usados na rua”, explica a professora Vanessa Botelho, do curso de Engenharia de Alimentos da UFPA.

A professora recomenda, ainda, uma solução com água sanitária para higienização dos pés e sapatos ao retornar para casa. A solução é composta de duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água utilizado e molhar os pés e sapatos na solução, que pode ser utilizado também em panos que devem ser umedecidos com a solução e deixados na entrada de casa para a higienização de quem entrar.

A mesma solução pode ser utilizada também para a higienização de legumes e frutas que serão consumidos com casca. Eles devem ser deixados de molho na solução por cerca de 15 minutos e depois enxaguados. Folhas devem ser lavadas também, folha por folha, para retirar restos de terra e insetos que possam estar presentes e devem ser colocadas de molho na água com hipoclorito também por 15 minutos e enxaguadas. As folhas devem ser higienizadas imediatamente antes do consumo, já que folhagens molhadas estragam mais rápido na geladeira. Também é importante lavar latas, caixas e plásticos antes do uso, sempre.

“Os cuidados que temos que ter não são só por conta da Covid-19. Estamos cercados de bactérias, fungos e vírus. Já tínhamos que tomar esses cuidados antes, e devemos continuar tendo agora”, ressalta a professora.

Uso de máscaras e luvas - O uso de máscaras é recomendado pela professora, porém com precauções. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda que uma pessoa não contaminada use máscara. Mas uma vez que não podemos ter certeza se estamos contaminados ou não, é melhor usar a máscara, já que podemos ser portadores assintomáticos. Lembrando também que a máscara, depois de um tempo, passa a incomodar e ficar úmida, e pode virar um foco de contaminação”.

Já com relação a luvas, a professora acredita que seja uma medida exagerada. “Se eu tocar em algum objeto contaminado, lavar as mãos com água e sabão e higienizar com álcool, resolve o problema. A pessoa tende a pensar que, com a luva, ela está imune e corre o risco de acabar passando a mão no rosto com essa luva suja”, finaliza.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google

Fim do conteúdo da página